Iniciada mais uma etapa da obra do novo Hospital da Criança
Serão 25 novas enfermarias que, somadas às oito existentes, totalizam 178 leitos de internação, além da nova UTI com 11 leitos
Dando prosseguimento ao cronograma da obra de reforma e ampliação do novo Hospital Odorico Amaral de Matos – o Hospital da Criança, a Prefeitura de São Luís iniciou nessa sexta-feira, dia 29, a segunda etapa da concretagem da laje, uma área de 600 metros quadrados que corresponde ao nível do Centro Cirúrgico. A reforma da unidade, que vai transformá-la em um novo hospital, está sendo executada em mais uma parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e governo do Estado.
A obra vai permitir total reestruturação da unidade de saúde com a ampliação da capacidade de atendimento, que será dobrada; ampliação da oferta de leitos e novas especialidades médicas, em um espaço moderno e melhor equipado para atender o público infantil. O hospital, que fica no bairro da Alemanha, passará a ter quatro andares.
Serão 25 novas enfermarias que, somadas às oito existentes, totalizam 178 leitos de internação, além da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos, incluindo área de isolamento. O hospital vai ganhar, ainda, um centro cirúrgico com quatro salas de grande porte, e também serviços de diagnóstico e imagem, como tomografia computadorizada e ultrassonografia; e laboratório de análises clínicas.
Convênio
Estão sendo investidos na reforma e ampliação da unidade cerca de R$ 14 milhões, sendo que deste valor R$ 10 milhões são por meio de convênio celebrado entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado, em ato ocorrido em outubro passado.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, com os novos serviços que passarão a ser oferecidos no hospital, as crianças internadas no local não precisarão mais ser transferidas a outras unidades. “Além de prestarmos um atendimento mais humanizado e melhor aparelhado, o novo Hospital da Criança vai atender aos pacientes infantis na sua integralidade, proporcionando resolutividade à maioria dos casos que receber”, reafirmou a secretária.