Diretores de escolas estaduais são empossados
Os gestores foram escolhidos em dezembro durante eleição entre pais de alunos e a comunidade escolar
O Governo do Maranhão empossou nesta sexta-feira, 468 gestores da rede estadual de ensino. Pela primeira vez no estado, os diretores foram eleitos pela comunidade escolar, pondo fim às indicações políticas.
“Hoje concretizamos uma história escrita a muitas mãos, luta de muitos que sonharam com uma gestão escolar democrática e transparente. Essa é uma obra profunda de transformação das pessoas e da sociedade maranhense. É mais um importante passo, coerente com a nossa meta de governar bem e com seriedade para mudar a vida das pessoas”, disse o governador Flávio Dino.
Antes da eleição, os candidatos participaram de curso de formação e fizeram uma prova de conhecimentos. No dia da posse os gestores selecionados e eleitos assinaram um termo de gestão por uma escola pública de qualidade, com metas a serem executadas.
A secretária estadual de Educação, Áurea Prazeres, comemorou o dia como um marco histórico na educação maranhense e afirmou que esta é mais uma ação integrante do conjunto de metas do Executivo Estadual para garantir ensino de qualidade para todos.
Escola Pública de Qualidade
No dia da posse, os gestores assumiram o compromisso de melhorar a qualidade do ensino e os indicadores educacionais das escolas. Uma das diretrizes do termo firmado é garantir que o estudante tenha todas as condições necessárias para aprender em sala de aula. A consolidação e construção de projetos; a liderança, o diálogo e a garantia do exercício da cidadania em sala de aula são alguns dos princípios que norteiam os compromissos firmados pelos diretores escolares.
“É muito importante participar desse momento, fazer parte de um processo democrático. É um desafio, mas vamos conseguir mudar para melhor a Educação”, afirmou a gestora Lisiane Sá Menezes, de São José de Ribamar.
As escolas que possuem baixo índice de reprovação e abandono deverão manter e melhorar o desempenho escolar. As escolas que possuem altos índices de reprovação e abandono têm, agora, a meta de apresentar percentual igual ou superior a 10% no índice de aprovação e diminuição proporcional do índice de reprovação.
Cumprir os prazos de prestação de contas, cuidar do patrimônio escolar, preservar o acervo bibliográfico, acompanhar as reformas e informar sobre as principais necessidades para melhoria do funcionamento das escolas são algumas das metas que devem ser alcançadas pelos diretores escolares.
Durante a cerimônia de posse, a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Jaine Santana, afirmou que essa é uma vitória nacional, pois é uma realidade em poucos estados ainda. “Para nós é a concretização de um sonho e o primeiro passo para aumentar a participação dos estudantes nas mudanças e transformações necessárias à comunidade escolar”, disse a presidente.