ENCHENTES

Chuvas causam transbordamento de rios na região sul do Maranhão

As vazões dos afluentes de Lajeado-TO têm alcançado os 13 mil metros cúbicos de água por segundo, ocasionando um efeito na vazão e atingindo os ribeirinhos

No município de Balsas o rio chegou a cobrir a base da ponte e desabrigar os moradores próximos a margem (Reprodução)

O nível do Rio Tocantins começou a subir e já preocupa os moradores ribeirinhos que vivem no município de Imperatriz. Com as últimas chuvas desta semana, o nível aumentou de cinco metros para sete.

Segundo informações da Defesa Civil, as vazões dos afluentes dos rios do município de Lajeado-TO têm alcançado os 13 mil metros cúbicos de água por segundo, ocasionando um efeito na vazão no rio do município de Estreito-MA, o qual, entrando em um pico de 12 mil metros cúbicos de água por segundo, alterou a rotina das balsas que fazem a travessia de veículos e passageiros. As embarcações que operam agora são menores para facilitar o sobe e desce na área mais estreita. Provisoriamente, a operacionalidade da balsa está sendo no Cais do Porto, atrás das peixarias.
A Proteção e Defesa Civil de Imperatriz no dia de ontem realizou sinal de alerta para todos os moradores da área ribeirinha. O superintendente da Proteção e Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, garante que as mais de 660 famílias, incluindo comerciantes e órgão público, religioso, residente na área de risco, estão todas ciente da ocorrência com os devidos detalhes. A Defesa Civil concluiu o cadastramento das famílias e agora está realizando o monitoramento do nível da água. Com aumento do volume de água das chuvas e a vazão nas comportas das hidrelétricas de Estreito e Lajeado, a maior preocupação dos ribeirinhos, neste momento, é a proximidade da água dentro e fora de suas residências.
O comerciante Antônio Timóteo afirma que está precavido, caso a sua loja de móveis e eletrodomésticos, situada em uma área que costuma alagar, seja alvo das enchentes. “Eu bati uma laje e a água chegando vamos colocar os móveis em cima e aguardar a água baixar para descer e continuar trabalhando. Já fui avisado pela Defesa Civil e já estou em alerta”, falou. Até o momento, 519 famílias foram cadastradas pela Defesa Civil. Os abrigos e a logística para a remoção dos ribeirinhos, em caso de enchente, segundo o órgão, já estão sendo providenciados.

Balsas

Enchente em Balsas (Foto: Julimar Queiroz)

Rio Balsas transbordou na manhã de ontem, após chuvas fortes e alaga moradias ribeirinhas no município de Balsas. Segundo informações de moradores o Rio Balsas transbordou e causou prejuízos para moradores ribeirinhos e atraiu muitas pessoas para o local para registrar o acontecimento. A secretária Marly Pereira contou que, ao passar pela manhã no local onde fica o Rio Balsas, o rio estava cheio e tinha transbordado e muitos curiosos estavam no local. “Fiquei assustada, porém, já era de se esperar que isso pudesse acontecer pelas fortes chuvas que começaram desde o início do mês e mais intensas nestes últimos dias”, disse.

O Corpo de Bombeiros está realizando um levantamento das áreas de risco, alertando a população sobre possíveis deslizamentos. As chuvas que começaram desde o início do mês e se intensificaram nesta semana deixaram as ruas de Balsas alagadas e rios e lagoas transbordaram, causando muito estrago à população de Balsas.
Para evitar eventuais desastres e ter um controle maior dos locais que podem haver deslizamentos e erosões o corpo de bombeiros fez um mapeamento de pontos considerados mais críticos. No bairro Nova Trizidela, na Rua dos Anjos, a situação é crítica. Todos os anos, quando chega o período chuvoso, a rua fica alagada, pois está próxima a um riacho que sempre transborda. Além desta rua, no bairro há outros locais que são propícios a deslizamentos com os quais os moradores devem ficar atentos para evitar eventuais acidentes durante o período chuvoso.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias