Fim de ano chegando. Mais um ano que se finda. É tempo para refletirmos, fazermos avaliações e considerações sobre nossa atuação e sobre o mundo em que vivemos. O que fizemos? O que estamos fazendo? Aonde vamos?
Quero aqui agradecer a você meu querido leitor, do fundo do coração, o carinho, fidelidade, críticas, sugestões e incentivo. Isto reflete o espírito e a pura essência desta coluna que nasceu no intuito de ser um espaço compartilhado, um canal aberto de comunicação e reflexão, que provoca o debate dos mais diversos temas da ciência para informar, sensibilizar e despertar o interesse do poder público, iniciativa privada e sociedade em geral sobre o que há de mais importante neste mundo: o Conhecimento. Além, de relembrar a todos que o caminho para o desenvolvimento é o conhecimento, é a ciência que liberta!
Escrever interagindo com o leitor é muito prazeroso. É um desejo antigo meu que se tornou realidade. Portanto, agradeço imensamente a Deus, em primeiro lugar, e ao Jornal “O Imparcial” o espaço, a oportunidade e a confiança.
Nossa mídia fala de tudo, mas fala muito pouco do conhecimento. O conhecimento é poder, o conhecimento é prosperidade. Daí a nossa luta pelo conhecimento. Faço tudo isto porque amo esta ilha encantadora e este estado maravilhoso. Um estado sofrido, economicamente pobre, mas potencialmente rico pela sua gente e pela natureza que foi muito generosa conosco.
O Maranhão tem tudo para ser um grande estado. Porém, um único caminho, uma única saída, uma luz: o Conhecimento. A Coréia do Sul, por exemplo, um país que era considerado o “lixo” da Ásia. Com uma extensão territorial equivalente a apenas 1% do território brasileiro, a Coreia é hoje um país rico, desenvolvido que produz e exporta tecnologia e que figura entre as dez maiores economias do mundo (Samsung, LG, Kia, Hyundai, Orion, Maior indústria naval do planeta, etc.). Isto é resultado de uma reforma geral iniciado nos anos 60 e que levou a um investimento maciço no Conhecimento, na Ciência Tecnologia e Inovação (CT&I). No Brasil, estados como Pernambuco e Santa Catarina, por exemplo, estão trilhando o caminho do conhecimento e se tornando grandes Polos Tecnológico e Industrial com um impacto significativo no PIB.
Acredito muito no Maranhão, entretanto, enquanto não entendermos a força do conhecimento na nova economia, nós não teríamos chance alguma. Continuaremos tentando e errando enquanto outros estão disparando na frente. Não é uma utopia o que estou dizendo. Sou professor pesquisador da área das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e sei o quanto podemos produzir e avançar nesta área e em várias outras áreas promissoras. É preciso ter apoio, recursos e vontade política. É preciso criar um ambiente favorável à Inovação: Polos de Softwares, Polos de Biotecnologia, Polos de Energias Renováveis, etc. todos integrados a Parques Tecnológicos e Centros de Transferência de Tecnologia que apoiam e fortaleçam a interação Universidade – Empresa. Isto é Produção, isto é gerador de riqueza, isto é gerador de emprego e renda, isto é caminho para o crescimento e a prosperidade para todos.
Torço, portanto para que os avanços continuam acontecendo e transformando nossa sociedade e que despertemos de vez sobre a importância do conhecimento para o engrandecimento do Maranhão.
A felicidade é a essência da humanidade, nascemos para sermos felizes. Assim desejo a cada um de vocês e a toda humanidade um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, repleto de alegria, paz e amor para você e para aqueles que você ama. Vamos encher o nosso coração de amor, entusiasmo e esperança, vamos espalhar o afeto e a alegria. FELIZ 2016. A felicidade está ao seu alcance!