Blocos e bandas garantem a festa de foliões nas ruas de São Luís
Bloco da Imprensa, Bicicletinha do Samba e Bandida marcam o tom do carnaval na capital
Mais um fim de semana de muita alegria, irreverência pelas ruas, becos, escadarias da Praia Grande, em São Luís. Os foliões estavam por todo o Centro Histórico com suas fantasias, em grupos de amigos, em família, todos aproveitavam a festa. No bairro da Madre Deus os blocos tradicionais e bandas de samba animavam a folia.
Ao som das marchinhas de carnaval, muito samba e as canções carnavalescas tradicionais, maranhenses curtiram o segundo fim de semana do pré-carnaval na capital.
Na segunda concentração do Bloco da Imprensa que acontece todos os sábados que antecede o Carnaval, a partir das 18h, na Praça dos Catraeiros (em frente ao Bar do Porto na Praia Grande), a animação ficou por conta da Banda Pirata da Ilha e seus Metais, Bloco Tradicional Os Foliões, Bateria do Quinto e Banda Argumento que agitaram o público a cada apresentação.
Um diferencial no Bloco da Imprensa foi a presença do artista plástico Silvio Silva, que pintou o rosto dos foliões, com diversas pinturas desde super-heróis á escudo de times.
Para o próximo sábado no Bloco da Imprensa, além dos artistas e personagens tradicionais do carnaval maranhense que sempre marcam presença na festa, os organizadores convidam também os artistas para comparecer. Pois como não haverá o Baile dos Artistas a festa será no Bloco da Imprensa. “ Os artistas podem navegar no tema que é ‘Quadrilha não! É carnaval! Basta de Corrupção!’. Cada artista pode providenciar sua fantasia, haverá premiação para a melhor fantasia que será escolhido pelo público”, afirmou um dos organizadores Joel Jacinto.
Joel Jacinto destaca que o grande objetivo do bloco é reunir os profissionais da comunicação, tais como repórteres, editores, blogueiros entre outros. O bloco já está na Praia Grande há sete anos levando muita diversão aos comunicadores e aos maranhenses em geral.
Folia regada somente com músicas de carnaval: marchas, frevos, sambas, pagodes, sambas enredos e sambas temas dos Blocos Tradicionais, e de Blocos de Rua. O jornalista Jairon Martins que prestigia o bloco todos os anos afirma que há cada ano a festa vem melhorando seu público. Um local tranquilo, aconchegante que têm credibilidade e segurança. “É o resgate do nosso carnaval tradicional, momento de rever os amigos de trabalho. Podemos reviver os antigos carnavais e celebrar a amizade, pois na correria diária não temos tempo”, disse.
O presidente do Bloco Tradicional Os Feras, Paulo Salaia, afirmou que é uma grande honra participar do Bloco da Imprensa, é uma grande oportunidade para os artistas maranhenses mostrarem o seu trabalho. “No sábado passado estávamos animando, hoje viemos participar, prestigiar o trabalho dos colegas e se divertir “.
Paulo Salaia contou um pouco dos preparativos do bloco para o carnaval, segundo ele 70% dos trabalhos estão concluídos o bloco que vem este ano com o tema ‘ De Ramsés a passarela a grande festa dos feras’ uma homenagem para o grande Faraó. Samba de Daffé, Jeová França e Dinho Pinheiro e intérprete Geovane Frazão. O bloco vai sair com 150 componentes entre crianças e adultos.
Bicicleta
A concentração do Bloco da Bicicletinha do Samba acontece na Rua do Egito e vai até o sábado magro, neste sábado a animação foi por conta da Bicicletinha do Samba e da Banda Kaiombá. De acordo com o idealizador do bloco Gutemberg Bogéa a brincadeira já está na sua 7ª edição sempre levando muita diversão e alegria para os maranhenses.
Uma banda com 14 músicos tocando só as marchinhas tradicionais do carnaval, muito samba de qualidade para animar a multidão. O atendente Josenilson Pires afira que faz três anos que acompanha o bloco com os amigos e que se diverte bastante no pré-carnaval. “ Como eu não gosto muito do Carnaval em São Luís, prefiro aproveitar as prévias, começam cedo terminam cedo e temos mais segurança “, finalizou.
Bandida
Por volta das 18h30, a Bandida começou seu cortejo saindo da Praça Nauro Machado, arrastando os foliões até ao bairro do Desterro com a musa da Banda Bandida: uma boneca gigante, personagem principal da festa que acontece há 16 anos no carnaval de São Luís.
De volta a praça muitas atrações para animar o público como Banda do Galo, A Turma da Perua entre outras, com o tema ‘Muita saliência e nada de violência ‘animou a multidão com sua banda de chão é de sopro e de percussão e vai executar as músicas tradicionais do carnaval maranhense, além, claro, das composições da Bandida.
A turista Liane Lenz, que veio do Paraná para conhecer o Maranhão, estava encantada com o bloco da Bandida e com toda sua energia. “O povo de São Luís transmite muito a sua cultura, suas raízes de um povo negro, indígena. Me sinto a vontade aqui no Nordeste, estou encantada com tanta alegria”, disse.
Além do pré-carnaval na Praia Grande houve também na Madre Deus, no Largo do Caroçudo. Muito samba com o Sindicato do Samba e animação do Marabloco e a Máquina de Descascar’alho. Os foliõe tomaram conta da Madre Divina e agitaram no segundo fim de semana de pré-carnaval e no próximo fim de semana tem mais.