Pré-Carnaval

Blocos e bandas garantem a festa de foliões nas ruas de São Luís

Bloco da Imprensa, Bicicletinha do Sam­ba e Bandida marcam o tom do carnaval na capital

Selo de Carnaval

Mais um fim de semana de muita alegria, irreverência pelas ruas, becos, escadarias da Praia Grande, em São Luís. Os foliões estavam por todo o Centro Histórico com suas fantasias, em grupos de amigos, em família, todos aproveitavam a festa. No bairro da Madre Deus os blocos tradicionais e bandas de samba animavam a folia.

Ao som das marchinhas de carnaval, muito samba e as canções carnavalescas tradicionais, maranhenses curtiram o segundo fim de semana do pré-carnaval na capital.

Na segunda concentração do Bloco da Imprensa que acontece todos os sábados que antecede o Carnaval, a partir das 18h, na Praça dos Catraeiros (em frente ao Bar do Porto na Praia Grande), a animação ficou por conta da Banda Pirata da Ilha e seus Metais, Bloco Tradicional Os Foliões, Bateria do Quinto e Banda Argumento que agitaram o público a cada apresentação.

Um diferencial no Bloco da Imprensa foi a presença do artista plástico Silvio Silva, que pintou o rosto dos foliões, com diversas pinturas desde super-heróis á escudo de times.

Foto: Honório Moreira/OIMP/D.A Press.


Honório Moreira/OIMP/D.A Press

Folia do pré-carnaval

Para o próximo sábado no Bloco da Imprensa, além dos artistas e personagens tradicionais do carna­val maranhense que sempre marcam presença na festa, os organizadores convidam também os artistas para comparecer. Pois como não haverá o Baile dos Artistas a festa será no Bloco da Imprensa. “ Os artistas podem navegar no tema que é ‘Quadrilha não! É carnaval! Basta de Corrupção!’. Cada artista pode providenciar sua fantasia, haverá premiação para a melhor fantasia que será escolhido pelo público”, afirmou um dos organizadores Joel Jacinto.

Joel Jacinto destaca que o grande objetivo do bloco é reunir os profissionais da comunicação, tais como repórteres, editores, blogueiros entre outros. O bloco já está na Praia Grande há sete anos levando muita diversão aos comunicadores e aos maranhenses em geral.

Honório Moreira/OIMP/D.A Press

Folia regada somente com músicas de carna­val: marchas, frevos, sambas, pagodes, sambas enredos e sambas temas dos Blocos Tradicionais, e de Blocos de Rua. O jornalista Jairon Martins que prestigia o bloco todos os anos afirma que há cada ano a festa vem melhorando seu público. Um local tranquilo, aconchegante que têm credibilidade e segurança. “É o resgate do nosso carnaval tradicional, momento de rever os amigos de trabalho. Podemos reviver os antigos carnavais e celebrar a amizade, pois na correria diária não temos tempo”, disse.

O presidente do Bloco Tradicional Os Feras, Paulo Salaia, afirmou que é uma grande honra participar do Bloco da Imprensa, é uma grande oportunidade para os artistas maranhenses mostrarem o seu trabalho. “No sábado passado estávamos animando, hoje viemos participar, prestigiar o trabalho dos colegas e se divertir “.

Paulo Salaia contou um pouco dos preparativos do bloco para o carnaval, segundo ele 70% dos trabalhos estão concluídos o bloco que vem este ano com o tema ‘ De Ramsés a passarela a grande festa dos feras’ uma homenagem para o grande Faraó. Samba de Daffé, Jeová França e Dinho Pinheiro e intérprete Geovane Frazão. O bloco vai sair com 150 componentes entre crianças e adultos.

Bicicleta

A concentração do Bloco da Bicicletinha do Sam­ba acontece na Rua do Egito e vai até o sábado magro, neste sábado a animação foi por conta da Bicicletinha do Samba e da Banda Kaiombá. De acordo com o idealizador do bloco Gutemberg Bogéa a brincadeira já está na sua 7ª edição sempre levando muita diversão e alegria para os maranhenses.

Uma banda com 14 músicos tocando só as marchinhas tradicionais do carnaval, muito samba de qualidade para animar a multidão. O atendente Josenilson Pires afira que faz três anos que acompanha o bloco com os amigos e que se diverte bastante no pré-carnaval. “ Como eu não gosto muito do Carnaval em São Luís, prefiro aproveitar as prévias, começam cedo terminam cedo e temos mais segurança “, finalizou.

Bandida

Por volta das 18h30, a Bandida começou seu cortejo saindo da Praça Nauro Machado, arrastando os foliões até ao bairro do Desterro com a musa da Banda Bandida: uma boneca gigante, perso­nagem principal da festa que acontece há 16 anos no carnaval de São Luís.

De volta a praça muitas atrações para animar o público como Banda do Galo, A Turma da Perua entre outras, com o tema ‘Muita saliência e nada de violência ‘animou a multidão com sua banda de chão é de so­pro e de percus­são e vai executar as músicas tradi­cionais do carna­val maranhense, além, claro, das composições da Bandida.

A turista Liane Lenz, que veio do Paraná para conhecer o Maranhão, estava encantada com o bloco da Bandida e com toda sua energia. “O povo de São Luís transmite muito a sua cultura, suas raízes de um povo negro, indígena. Me sinto a vontade aqui no Nordeste, estou encantada com tanta alegria”, disse.

Além do pré-carnaval na Praia Grande houve também na Madre Deus, no Largo do Caroçudo. Muito samba com o Sindicato do Samba e animação do Marabloco e a Máquina de Descascar’alho. Os foliõe tomaram conta da Madre Divina e agitaram no segundo fim de semana de pré-carnaval e no próximo fim de semana tem mais.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias