Artesão transforma em arte materiais que iriam para o lixo
Além de cuidar do meio ambiente, o Sr. José utiliza a reciclagem para elaborar várias fantasias carnavalescas com a preocupação ecológica
Materiais que são considerados lixo por muitos, ganham vida nas mãos do artesão José Alencar, 49 anos, que há mais de vinte anos trabalha com material reciclado. Antenas parabólicas viram grandes flores. Garrafas pets se transformam em realísticos dinossauros, perfeitas garças e belíssimas luminárias.
Hoje, além de cuidar do meio ambiente, o Sr. José utiliza a reciclagem para elaborar várias fantasias carnavalescas com a preocupação ecológica.
“É um trabalho ecológico. As pessoas têm que aprender com esse tipo de atividade, com a vivência e não ficar só na teoria. Na verdade, temos que colocar o discurso em prática,” explica.
Os turistas que visitam o Ceprama aprovam a arte realizada por José Alencar. Débora Caramuru da cidade de Araraquara, interior de São Paulo, levou algumas lembrancinhas feitas pelo artesão para recordar o passeio.
“Eu nunca tinha visto algo assim. É muito interessante reaproveitar o que iria para o lixo e transformar em belas obras artísticas. Ele é extremamente criativo. A arte dele é muito alegre, com muita cor. Além de retratar a cultura do Maranhão, é tudo muito lindo, adorei,” comenta a turista.
Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho do artesão José Alencar, pode conferir em seu atelier que fica no box 36 do Ceprama, de segunda à sexta das 09h às 17h.