MEC

Universidade privada tem conceito de ensino superior melhor que UFMA

A Universidade Ceuma ultrapassou a UFMA no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), onde aponta que a particular tem 2,899 pontos, contra 2,754 da federal

Internet
O Ministério da Educação (MEC) divulgou um ranking de ensino superior de todas as instituições do Brasil, no Maranhão, quatro ficaram em destaque, uma Universidade privada superou a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A Universidade Ceuma ultrapassou a UFMA no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), onde aponta que a particular tem 2,899 pontos, contra 2,754 da federal.
Em seguida, tem o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), com 2,511 e por último a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) com 2,281.
O MEC considera insuficiente qualquer conceito abaixo de 3.
Um total de 756 cursos foi classificado pelo Ministério da Educação com desempenho “insatisfatório” e teve nota inferior a 3 no Conceito Preliminar de Curso (CPC).
O cálculo do IGC é feito pela média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) e dos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação.
O CPC avalia o rendimento dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade (55% do total da nota), a infraestrutura (15%) e o corpo docente (30%).
As avaliadas do Maranhão:
Universidade Ceuma – 2,899
Ufma – 2,754
Ifma – 2,511
Uema – 2,281
Enade digital e anual
Em 2016, o ministro também promete um Enade digital para algumas áreas de estudo. “Seria uma prova anual. “Imagine um Enade para um curso de música, por exemplo. A mudança iria permitir recursos que nós nunca teríamos se fosse na caneta e papel. Em uma prova digital você pode colocar som, interações. Seria uma prova muito mais elaborada”, afirma.
O ministro também afirmou que o Enade, atualmente, tem importância para a universidade, mas apresenta pouca relevância aos estudantes. Há boicotes, por exemplo, em que os estudantes não fazem a prova com seriedade. “Muitas vezes, estão com a cabeça no trabalho, no noivado, no casamento. Já no Enem, estudantes choram se perdem a prova, desmaiam”, diz.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias