NATAL

SESI-MA é campeão do desafio de robótica em torneio regional

Equipe Einstein Robot do SESI Anna Adelaide Bello conquistou prêmio

Foto: Divulgação.


Divulgação

Alunos da Escola SESI Anna Adelaide Bello de São Luís que conquistaram um prêmio na competição regional em Natal (RN)

SÃO LUÍS – Os alunos e professores da escola do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI) Anna Adelaide Bello de São Luís, que fizeram parte do time Einstein Robot, conquistaram o título de campeão nordeste das finais do “Desafio do Robô”, uma das categorias do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, promovido pelo Departamento Nacional do SESI, no final de novembro, em Natal (RN).
Foram três equipes maranhenses do SESI de São Luís, Imperatriz e Bacabal, na faixa etária de 10 a 16 anos, que estrearam em uma competição do torneio de robótica. De acordo com os professores e técnicos, os alunos tiveram uma excelente performance, já que se trata de uma primeira experiência. “Avaliamos a participação do SESI-MA como muito significativa, pois treinando mesmo para a prova, foram apenas três meses e já conquistar seu 1º campeonato regional em uma categoria é algo realmente que comprova a dedicação de todo o time”, destacou o professor João Linhares Junior, técnico das equipes de robótica do SESI.
“A equipe do SESI-MA conquistou uma grande vitória, mostrando a garra e a competência e na robótica e em valores e atitudes de compromisso com a melhoria da realidade, aprendendo a programar robôs para cumprir provas e a programar suas atitudes para o êxito na competição”, destacou a superintendente regional do SESI, Roseli Ramos.
Ao total, participaram da competição 39 equipes de todos os estados do Nordeste e a equipe maranhense ficou em 11º lugar na classificação geral. “Os alunos tiveram uma experiência criativa e desafiadora, e conseguiram um resultado excelente”, destacou o professor e técnico da equipe campeã, Moises Pereira.
Nesta temporada, os alunos tiveram pela frente o desafio Trash Trek ou Como cuidamos do nosso lixo, que envolve a busca de soluções para o lixo nosso de cada dia. Com isso, os estudantes identificaram um problema na maneira como lidamos com os resíduos.
As equipes foram avaliadas também em outras três categorias: Design de robô, em que os alunos planejam, projetam e constroem robôs com peças LEGO; depois, eles apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida com uso da tecnologia Mindstorms. Na categoria Core Values, o que conta é o trabalho em equipe e o espírito colaborativo entre as equipes. E finalmente, o Desafio do robô, quando os robôs autônomos cumprem missões na mesa da competição, em partidas de até dois minutos e meio.
“Trabalhamos muito para chegar em Natal. Para quem teve um primeiro contato com a robótica esse título foi um grande prêmio. Estamos felizes por ter ganho um dos aspectos de avaliação que foi o desafio do robô”, destacou o aluno Matheus Costa, 16 anos, do SESI Anna Adelaide Bello de São Luís.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias