AÇÃO SOCIAL
Projeto coloca cores em palafitas do Jaracaty em São Luís
A ação contou com a participação de mais de 150 voluntários, entre eles membros de igrejas, universitários e empresas
A comunidade do Jaracaty em São Luís recebeu a IV edição do ‘Projeto Pinta Casa’. A ação que acontece há três anos no bairro, uma iniciativa do holandês Michel Koning que mora no Brasil há oito anos em parceria com outros grupos sociais.
A ação contou com a participação de mais de 150 voluntários, entre eles membros de igrejas, universitários e empresas. Realizaram a pintura de 150 casas durante o dia todo. Com o objetivo de deixar as casas coloridas, evangelizar e também oferecer atividades para as crianças, mulheres e gestantes do bairro.
Segundo o coordenador Michel Koning, o ‘Pinta Casa’ está dentro de um projeto maior chamado Projeto Casa que foi trazido para a capital há quatro anos e deu início na comunidade do São Francisco. Ele contou que após conhecer um morador do Jaracaty chamado Joseph, o projeto foi levado ao Jaracaty, onde acontece pela terceira vez consecutiva.
A iniciativa é anual e faz parte de um Projeto Crianças Acolhidas e Salvas pelo Amor (Projeto Casa), que existe há cerca de quatro anos e possui trabalhos voltados para o atendimento de crianças (4 a 11 anos) com reforço escolar gratuito durante todo o ano e atividades recreativas nos bairros do Jaracaty, Ilhinha e São Francisco.
O trabalho é realizado por voluntários, que se responsabilizam pelos materiais necessários e pelas pinturas. “A ação tem fundo evangelístico é um ato de amor para o próximo. Por isso é necessário à ajuda e o envolvimento de todos. A cada ano aumenta o número de voluntários, começamos com 70 hoje passam de 150 pessoas participando”, afirmou.
Michel Koning explica que as atividades acontecem durante todo o ano e o Pinta Casa é a culminância das atividades, porém ele revela que na próxima semana acontece uma grande ceia com todos os moradores e voluntários para troca de lembranças e experiências.
Entre os voluntários participam o Grupo IDE, que pelo segundo ano faze parte do ‘Projeto Pinta Casa’, a vice-coordenadora Edinéia dos Reis, afirma que participar da ação não é simplesmente pintar as casas, entretanto é levar às pessoas a palavra de Deus. “Hoje somos 30 pessoas do grupo participando na ação, mas nosso grupo tem mais de 100 jovens. O motivo maior de estarmos aqui é evangelizar, mostrar as pessoas quanto é grande e maravilhoso o amor de Deus, e tudo isso fazemos com muita alegria”, disse.
Cerca de 300 crianças são atendidas com reforço escolar (segundas e quartas e sextas) e as atividades recreativas (terças, quintas e sábados). As mães participam de oficinas de artesanatos, o projeto pretende realizar aulas de alfabetização para os adultos.
Os moradores ficam felizes e já aguardam ansiosos pelo dia da Ação, a moradora Jeanne do Livramento contou que o projeto é de grande importância para a comunidade, principalmente por levar educação para as crianças e também ensinar ofícios as mães. Ela afirma que têm quatro filhos que são atendidos pelo projeto, no reforço escolar e é feliz com a iniciativa.“Este projeto nos traz esperança de dias melhores na comunidade. Eu, por exemplo, tenho uma filha (Sara Camile Moreira) que faz aula de canto uma vez por semana, paga por uma voluntária holandesa. É uma oportunidade que estão oferecendo aos nossos filhos de serem pessoas melhores”, disse.
VER COMENTÁRIOS