População recebe orientação sobre Aids e rede de atendimento é ampliada
Todas as 54 unidades básicas de saúde estarão realizando a testagem para HIV, que em 30 minutos pode identificar a infecção pelo vírus da Aids
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou uma série de atividades para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro.
A ação mais expressiva aconteceu na Unidade Mista do Bequimão, onde a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, seguindo as diretrizes do prefeito Edivaldo, anunciou a expansão da rede de atendimento e prevenção em DST/Aids. A partir dessa terça-feira, dia 1º, todas as 54 unidades básicas de saúde estão realizando a testagem para HIV, através de um exame de sangue que em 30 minutos pode identificar a infecção pelo vírus da Aids. Além disto, a Semus também ampliou a assistência do cuidado compartilhado, que agora está disponível em cinco unidades: portadores assintomáticos passam a receber atendimento nos CTAs do Anil e Lira, e Unidades Mistas de Bequimão, Itaqui-Bacanga e São Bernardo, onde os profissionais foram treinados para realizar o acolhimento e acompanhamento necessário, além de orientar sobre o uso da medicação. O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Centro de Saúde do Bairro de Fátima passa a receber apenas pacientes que apresentarem sintomas.