MODALIDADE

Treinamento foca no condicionamento físico e tem ganhado adeptos em São Luís

O CrossFit tem o objetivo de buscar resultados que ofereçam bom condicionamento emagrecimento, definição muscular e qualidade de vida

Treinamento de CrossFit é intenso e requer força
Musculação, jiu-jítsu, corrida de rua, dança. Existem diversas modalidades no mundo fitness para quem quer conquistar ou manter a boa forma. Uma, porém, ainda não muito conhecida: o CrossFit. Trata-se de um programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona ampla adaptação fisiológica. Indicado para qualquer tipo de pessoa, independentemente de idade ou nível físico. O objetivo é gerar maior otimização de todas as capacidades físicas. Entre elas: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular,força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
Em franco crescimento no Brasil, mas já famoso em países norte-americanos, o treino é praticado por quem busca resultados que ofereçam bom condicionamento físico, definição muscular e o emagrecimento.
Os exercícios são tão intensos que o advogado Gutemberg Braga, de 35 anos, já viu resultado na terceira aula e sentiu a diferença em relação a outras atividades realizadas antes por ele. “É incrível! Em apenas três aulas, o resultado já é perceptível. Certo que dá um desconforto no começo, devido às dores em áreas da musculatura não trabalhadas usualmente, mas logo a pessoa supera e não quer mais parar. Já fiz musculação por anos, mas o CrossFit, para mim, hoje é a melhor opção”.
Crossfit Rangedor

CrossFit Rangedor  reúne pessoas de diversas idades e que buscam manter a forma e ganhar força

Recentemente, São Luís ganhou uma academia – ou box, como são chamados os ambientes para a prática da modalidade – que coordena e orienta aulas exclusivas. É o Crossfit Rangedor, na Avenida dos Holandeses. “Decidimos fazer uma diferença no mercado, com incentivos, filosofia diferenciada e buscando despertar nos atletas espírito altruísta. Aqui, os treinos são sempre em equipe, nunca só. É uma atividade com objetivo individual, mas com batalha coletiva”, explica o empresário Felipe Ribeiro, um dos idealizadores do projeto.
A adaptação à modalidade é tanta, que é comum ex-adeptos da musculação convencional migrarem para o CrossFit, sem intenção de retornar. É o caso da administradora Nathalia Adamian, de 26 anos. “A mudança não é só física, é mental também. Eu ia à academia duas vezes ao dia e fazia uma dieta rigorosa, isso tudo para sentir o resultado mais rápido, mas demorou. Já com o Cross, é diferente: como moderadamente, treino de segunda a sábado, sinto o resultado mais positivo”, acrescenta.
Etapas de treino
O treino de CrossFit é composto de três etapas e todas são igualmente importantes. A primeira é composta pelo alongamento e aquecimento, que devem ser realizados antes de qualquer atividade física para evitar lesões. Em seguida, vêm o treino de mobilidade e técnica, além das orientações do instrutor, que repassa quais serão os movimentos daquele dia. Por fim, é proposto um desafio que deve ser concluído em um tempo determinado e envolve a mistura de movimentos ensinados anteriormente. Este último passo é chamado de Work out of the Day (trabalho do dia), também conhecido como WOD.
A aula de CrossFit é de curta duração e você utiliza apenas 40 a 60 minutos do seu dia. O coach Fabio Corrêa explica que a atividade é feita de forma intensa e variada. “Ao começar, a intenção é praticar exercícios de maneira muito intensa, trabalhando grupos musculares variados, com pouco descanso. A ideia é buscar sempre o máximo que o seu corpo permite, desafiar os limites de cada um. A sequência de exercícios utiliza todo o corpo: braços e pernas estão sempre em movimento, realizando saltos, agachamentos, flexões, levantamento de pesos, corridas, escaladas em cordas e argolas”, explicou.
Ele ainda compara a atividade com a ginástica olímpica, onde a força, resistência, equilíbrio e flexibilidade trabalham juntos. O CrossFit também é usado no preparo de militares pelo mundo. Todos em busca de bom condicionamento. “Sem dúvida é bem mais dinâmico que a musculação. No CrossFit é possível trabalhar diversas valências como força, velocidade, resistência com treinos diferentes. É ideal para a minha profissão. Mas busco, antes de tudo, ter a boa forma e bem-estar”, comenta o policial Onildo Sampaio, de 34 anos.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias