CONQUISTAS

Presidente do Sinpol faz balanço de ações do sindicato

Heleudo Moreira, destacou o reajuste das verbas indenizatórias e canal aberto de negociação com o governo do estado

Foto: Gilson Teixeira/OIMP/D. A Press .


Gilson Teixeira/OIMP/D. A Press

Eleudo Moreira presidente do SINPOL/MA

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis no estado do Maranhão (Sinpol-MA), Heleudo Moreira, em visita à sede do jornal O Imparcial, fez o balanço do sindicato durante este ano de 2015. As principais conquistas da categoria e os desafios a serem enfrentados para o próximo ano.

De acordo com Moreira, o ano de 2015 foi positivo para a classe, muitos avanços, entre eles, está a gratificação de natureza técnica (GNT), sem nível superior para a classe, e o principal, um diálogo aberto com o governo do estado. O presidente destacou o reajuste das verbas indenizatórias. “Há mais de oito anos esse benefício era achatado. Portanto, nesta gestão o governo sinalizou as verbas indenizatórias, como auxílio-alimentação, adicional noturno, a extensão à insalubridade e outros tipos”.
O presidente ressaltou que foi aberto um canal de negociação com o governo, com a expectativa de avançar para política pública satisfatória e valorização da classe. A expectativa é que seja aplicada agora em 2016. “O governo já fez a nomeação de alguns policiais. Ainda não é o suficiente, mas já dá para recompor o quadro”. A nomeação foi referente ao concurso de 2012 e foram empossados policiais delegados, peritos etc.
Um dos desafios a serem enfrentados, segundo Heleudo Moreira, seria a permanência de presos nas delegacias, pois não há a estrutura adequada e o número de efetivos para custear. “Nas delegacias, não tem o número de efetivos para custear os presos, fiscalizar as visitas. Além do que, muitas delegacias não foram construídas para serem minipresídios, o que acaba provocando fugas, resgate de presos, ressocializar esses presos”. Heleudo enfatiza que o governo possa priorizar o sistema de segurança, mas precisamente com a Secretaria de Segurança, junto Ministério Público. “Que possam entender que a violência e a criminalidade são o combustível para impunidade, não só no Maranhão, mas no Brasil inteiro”.
Mais policiais
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), por meio da Academia de Polícia Civil do Maranhão (Acadepol-MA), iniciou semana passada a capacitação de 70 candidatos aprovados no concurso realizado em 2014 pelo Governo do Maranhão para preenchimento de vagas dentro do quadro de funcionários da Polícia Civil do Maranhão.
De acordo com a diretora da Acadepol, delegada Katherine Silva Chaves Lima, a formação tem como objetivo tornar os futuros policiais aptos a exercerem a atividade de maneira eficiente. “O curso leva conhecimentos sobre a parte teórica e prática da atividade policial. Com a formação, os futuros agentes da segurança poderão desempenhar suas funções com ética e dignidade”. Durante a capacitação, foram formados investigadores, delegados, escrivães, peritos, auxiliares de perícia, médicos legistas, odontololegistas e farmacêuticos legistas. A solenidade de abertura do curso será realizada às 8h, na Acadepol, com a presença do secretário de Estado da Segurança, Jefferson Portela, e gestores da Polícia Civil do Maranhão.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias