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Visitantes conhecem o estande do Porto do Itaqui
O Porto do Itaqui marca presença na EXPOLOG – Feira Nacional de Logística, uma das mais importantes do país. Junto com o X Seminário Internacional de Logística, a feira começou nessa quarta-feira, dia 11, e segue até sexta, dia 13, em Fortaleza (CE). O evento, com apoio institucional da Secretaria de Portos, é uma oportunidade para aproximar empresas e mercado.
A EXPOLOG proporciona o encontro de diversos atores e elos da cadeia logística do país, possibilitando a consolidação de redes de relacionamentos, exposição de produtos, equipamentos e serviços. Além disso, promove a difusão de novas tecnologias, o lançamento de produtos e insumos, estreitando relações do setor no país e no exterior entre fornecedores e usuários.
Neste ano, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) destaca a implementação e funcionamento do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM) e as vantagens logísticas de escoamento de produção pelo Porto do Itaqui. “O Porto do Itaqui tem uma boa carteira de clientes no Nordeste que utilizam os serviços ferroviários da Transnordestina para acessar nosso porto. A feira é uma ótima oportunidade de aproximação com esses clientes e também de avaliação do mercado e do posicionamento do Itaqui frente aos demais portos da região”, afirma o diretor de Desenvolvimento e Planejamento da EMAP, Jailson Luz.
Dentre as vantagens logísticas do Porto do Itaqui está sua proximidade com os mercados internacionais tornando-o ainda mais competitivo em relação aos demais portos da região. Com a conclusão das obras de expansão do canal do Panamá, prevista para os próximos meses, ele é o primeiro porto de entrada e o último porto de saída para os mercados asiáticos, com a capacidade de atender os navios de maior porte.
Investimentos
Com dois projetos contemplados pelo Programa de Investimentos em Logística (PIL) do Governo Federal, o Porto do Itaqui avança em infraestrutura para ampliação da produção. Serão investidos R$ 509 milhões em dois terminais, um de celulose e outro de granéis minerais (basicamente fertilizantes). Quando concluídos, esses terminais irão gerar um aumento de 30% no volume de carga movimentada.
O Itaqui é atendido por uma malha ferroviária eficiente e produtiva e o desafio é melhorar e ampliar a malha rodoviária, interligando as regiões produtoras ao porto. “Para que tudo isso se transforme em realidade estamos trabalhando de forma conjunta com o Governo do Estado, o Governo Federal, investidores privados, empresas e governos de outros países que já entendem a importância presente e futura do nosso porto para a economia mundial”, informa o presidente da EMAP, Ted Lago.