ENCONTRO
Planejamento é o pilar da construção civil, diz engenheiro
O assunto foi debatido no o I Encontro de Engenharia e Tecnologia Devry São Luís, promovido pela Faculdade DeVry, dias 28 e 29 de outubro
Segurança, acabamento, uso de materiais com qualidade e serviços profissionais. A construção civil não se trata apenas do empilhamento de tijolos ou montagem de estruturas metálicas e de concreto. Construir é uma missão elaborada onde se faz imprescindível a análise de cálculos, detalhamentos estruturais, tomada de decisões e outros fatores que contribuem para um eficaz resultado final da obra. Não raro são problemas que surgem durante e até após uma obra pela falta de atenção e do emprego de bons materiais e mão de obra especializada. “É necessário um projeto de construção orientado por engenheiro civil, e mesmo o cidadão deve estar atento para que não venha a ter problemas futuros”, informa o engenheiro civil, especialista em Material de Construção e Patologias das Estruturas e professor, Roberto José Falcão Bauer.
Rachaduras, ranhuras, estruturas mal firmadas, acabamentos mal feitos são os principais e mais corriqueiros problemas encontrados em obras, segundo aponta Bauer. Em sua maioria, causados pela falta de experiência e treinamento dos profissionais envolvidos somado à utilização de materiais e ferramentas inadequados ou de baixa qualidade. Ele lembra que a equipe que coordena uma obra engloba um grupo de profissionais que vai do contratante da obra passando pelo engenheiro até o ajudante de pedreiro. O engenheiro alerta que na construção civil os problemas devem ser solucionados por etapas de trabalho para que não comprometa o resultado. O profissional enumera os seis ‘M’ da construção civil: mão de obra qualificada, máquinas adequadas, metodologia atualizada, matéria prima de qualidade, metrologia (equipamentos de medição) e meio ambiente. “Toda a equipe deve ser gabaritada e somado a esta, o uso de materiais de qualidade e técnicas adequadas”, ressaltou.
O assunto foi debatido no o I Encontro de Engenharia e Tecnologia Devry São Luís, promovido pela Faculdade DeVry, dias 28 e 29 de outubro e que teve como tema central ‘Como viver na era da crise econômica’. Roberto Bauer abriu o primeiro dia do evento ministrando a palestra ‘Controle de qualidade na construção civil’ reunindo acadêmicos da graduação, professores e profissionais da área e interessados em entender para aplicar no cotidiano. O foco dessa fala foi orientar o consumidor final sobre a qualidade desses serviços e das consequências de algum erro. Segundo ele, uma vez concluída a construção, para rever o trabalho há uma série de fatores complicadores. “Para que não se chegue a esse impasse precisamos de um conjunto de fatores que incluem professores capacitados, alunos motivados e com acesso a ensino de qualidade e oportunidades no mercado”, enfatiza Roberto Bauer.
Estímulo ao conhecimento
O encontro foi iniciativa do engenheiro civil, doutor em Meio Ambiente e coordenador das graduações de Engenharia na DeVry, Telmo José Mendes. Ele explica que a engenharia faz parte da natureza humana, referindo ao significado do radical ‘engenhar’ que quer dizer ‘criar’. “É uma reunião de ciências, de conhecimento e este evento focou em um item que o brasileiro ainda peca que é o planejamento, que afeta diretamente a construção civil como também toda atividade humana”, explica Telmo Mendes. Ele ressalta ainda que o encontro atendeu a vários segmentos, mas com foco nos estudantes que serão os futuros construtores do país e que, em sua avaliação, precisam ser estimulados. “Vivemos um cenário de crise e as crises são passageiras. Nesse cenário o jovem formando precisa ser estimulado a continuar e a conhecer cada vez mais. Ainda despertar nele o compromisso e a responsabilidade no estudo”, reitera.
Planejamento
Antecedendo qualquer construção é necessário um projeto de engenharia, explica Roberto Bauer. O projeto é um dos elementos fundamentais da construção. Nele constam definições de material, construtoras, escritórios de engenharia e arquitetura, profissionais, entre outros. A acessibilidade é outro fator que deve ser pensado na elaboração do projeto. É também neste planejamento que se especificam objetivos, prazos, custos e quando se traça o planejamento da obra. “O projeto de engenharia é o guia de execução de uma obra e de suam importância para que as necessidades do usuário sejam entendidas”, ressalta o engenheiro civil. Ele aponta que, ainda na fase de projeto podem ser estudadas soluções para melhor eficiência das edificações e cita ações para economia de energia e reuso de água. “Medidas desta natureza atendem à preservação do ambiente e geram economia no custo da operação após a entrega”, analisa.
“É necessário um projeto de construção orientado por engenheiro civil, e mesmo o cidadão deve estar atento para que não venha a ter problemas futuros”, Roberto Bauer, engenheiro civil
VER COMENTÁRIOS