ENTREVISTA

‘Os advogados se sentiam desamparados’, diz presidente eleito da OAB-MA

Em entrevista a O Imparcial, Thiago Diaz fala da campanha e do sentimento que tomou conta da maioria dos advogados e o levou a se tornar o novo presidente da OAB-MA

Foto: Divulgação.


Divulgação

Charles Dias eleito Conselheiro Federal e o novo presidente da OAB/MA Thiago Diaz

Eleito na última sexta-feira, dia 20, novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB/MA), pela chapa ‘Renovar para Mudar’, Thiago Diaz, venceu a chapa ‘Valéria Lauande Presidente’, de Valéria Lauande, que tinha o apoio do atual presidente da entidade no estado, Mário Macieira.
O novo presidente Thiago Diaz ficará na diretoria durante o triênio 2016-2018. Para muitos a vitória do jovem advogado de 31 anos foi uma surpresa, já que ele não tinha o apoio do grupo que detinha o poder na entidade há duas décadas.
O presidente eleito exerce a advocacia há 10 anos. É formado em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão (UNICEUMA), é especialista em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de possuir experiência acadêmica como professor de Direito Eleitoral. Diaz também é membro da Associação Maranhense de Advogados e do Centro de Estudos Constitucionais do Maranhão.
Diaz tornou-se idealizador do movimento que impulsionou a chapa “Renovar para Mudar” e consolidou sua vitória em uma campanha que ganhou simpatia de boa parte dos advogados do estado com propostas de mudanças pontuais na OAB-MA como: redução da anuidade; implantação do Portal da Transparência, criação do Disk Assédio; piso salarial para o advogado; criação da Comissão de Defesa e Valorização dos honorários; implantação de uma creche na OAB/MA, entre outras ações.
Foto: Divulgação.


Divulgação

Vice-presidente Pedro Augusto de Alencar e o presidente Thiago Diaz

Em entrevista a O Imparcial, Thiago Diaz relata suas primeiras impressões após a eleição que garantiu a ele a vitória como novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão.
O IMPARCIAL – O que define a sua vitória como presidente da OAB/MA?
Thiago Diaz – O que define a nossa vitória, a vitória da chapa, é que os advogados do Maranhão acordaram. Os advogados do Maranhão clamam por melhorias. O resultado define uma vitória de muita luta, muita batalha, muito comprometimento e principalmente boas propostas, o que acredito realmente que nosso grupo tenha. Os advogados compreenderam que realmente vamos fazer uma grande gestão, uma gestão voltada para todos os advogados do Maranhão. O que eu falei durante a campanha não era promessa, era compromisso. Os advogados podem ter certeza que a OAB/MA será a casa deles.
Sua vitória como presidente da OAB/MA, tendo em vista todo processo de campanha (união de chapas e o trabalho realizado) era esperada ou foi uma surpresa?
Thiago – Trabalhamos muito e com muita humildade. Cada dia era um dia de debater, dialogar com os colegas profissionais para escutá-los, saber de suas dificuldades e como poderíamos propor soluções viáveis. A união dos grupos ajudou, pois, fortaleceu ainda mais o movimento. Visitamos inúmeras cidades do interior, a receptividade era enorme e maior ainda o desejo de mudança. Os advogados estavam sensíveis e acreditaram nas nossas propostas. Estavam ansiosos por terem a OAB/MA de volta. Havia um afastamento enorme da casa dos advogados do próprio profissional. Tínhamos esse retorno positivo, mas a vitória veio mesmo com a apuração de todos os votos.
A sua vitória se deu por 58 votos de diferença em relação a outra chapa. Foi considerada apertada ou o senhor tinha certa percepção da quantidade de votos?
Na verdade são cerca de 150 votos, sendo que duas cidades do interior: Barra do Corda e Grajaú tiverem dificuldades e ainda não encaminharam os resultados, mas com a quantidade já apurada o cenário é irreversível. A eleição foi muito disputada, mas para a chapa ‘Renovar para Mudar’, o trabalho foi ainda maior, pois, o grupo surgiu pequeno, mas com objetivos desafiantes. Em pouco tempo tínhamos 700 pessoas nos grupos de Whats App, todos compartilhando a sensação de abandono e desamparo por parte da OAB/MA. Sabíamos que uma grande parte de profissionais nos apoiava, mas a eleição era concorrida. Afinal estávamos lutando com um grupo que há 20 anos se mantinha no poder. Mas as pessoas entenderam e nos deram um voto de confiança.
Dentre as propostas feitas durante a campanha, qual terá prioridade máxima ao assumir a presidência da OAB/MA?
Profissionalizar a Comissão de Defesa das Prerrogativas para que retorne de maneira eficiente as demandas em todo o Estado. Somos cerca de 11 mil advogados e precisamos criar mecanismo que garantam a defesa das prerrogativas. É importante que em cada subseção tenha um representante para que possa acompanhar de perto as denúncias. A lei garante ao profissional, o direito de exercer a defesa plena de seus clientes, com independência e autonomia, sem temor do magistrado, do representante do Ministério Público ou de qualquer autoridade que possa tentar constrangê-lo ou diminuir o seu papel enquanto defensor das liberdades. No entanto, falta conhecimento por parte dos próprios advogados que integram a Comissão de Defesa das Prerrogativas e a situação piora no interior do Estado.
Fomos eleitos pela inovação e comprometimento com a classe nas nossas propostas, todas serão implantadas ao longo da gestão.
O que muda na OAB/MA com a vitória da chapa Renovar para Mudar?
O que muda na gestão é a reaproximação com classe, o respeito, o cuidado com o profissional. Uma instituição que volte a servir o advogado e que lute pelas melhorias no dia a dia da categoria. A OAB/MA é a casa do advogado e estará sempre de portas abertas!
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias