CONTORNANDO A CRISE

Maranhenses usarão 13º para quitar dívidas e recuperar crédito

Pesquisas da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís apontam que 70% dos consumidores irão usar 13º salário para quitar as dívidas e recuperar o crédito e para as compras de fim de ano

Foto: Diego Chaves/OIMP/D.A Press.


Diego Chaves/OIMP/D.A Press

População está aproveitando o 13º para pagar contas atrasadas e realizar as compras de Natal e Ano Novo

Mesmo com a crise em alta, maranhenses apostam no 13º para ter um fim de ano folgado e dentro do orçamento. A expectativa é que, com a grana extra, as festividades do fim de ano não passem em branco e que a movimentação no comércio seja aquecida. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), José Terceiro, todas as pesquisas apontam que 70% dos consumidores irão usar o 13º salário para quitar as dívidas. Para recuperar o crédito e assim poder realizar as compras de fim de ano. José Terceiro afirma que a esperança é que as vendas cresçam mesmo com um ano de retração no mercado, pois as perspectivas com a chegada do 13º salário são positivas.

Segundo ele, apesar do grande índice de desemprego e a inflação crescente, o comércio será alavancado com as compras de fim de ano. “O comércio pode até não ter um grande crescimento nas vendas, mas no vermelho não iremos ficar. Pois o apelo para as compras de fim de ano é grande. As pessoas costumam fazer um grande esforço para não faltar os presentes de Natal. A expectativa é a melhor possível”, disse José Terceiro.
Quitação de dívidas 
A reportagem de O Imparcial conversou com algumas pessoas e constatou que muitos irão gastar o 13º salário com as compras de fim de ano ou quitar as dívidas dos cartões de crédito. O auxiliar administrativo Paulo Coelho relata que recebeu seu 13º salário e pagou uma dívida a qual levou seu nome a ser negativado. A dívida foi contraída no mês de junho, e ele conseguiu fazer uma boa negociação com a loja para limpar o nome e ter de volta crédito na praça. Paulo Coelho acrescentou ainda que irá fazer pesquisas de preços e tentar economizar o máximo que puder na hora das compras. “Estou feliz por ter conseguido limpar meu nome e agora proporcionar um Natal com alguns presentes para a minha família. Porém, terei cautela na hora de ir às compras para não me endividar e sujar meu nome novamente”, explicou.
Já a professora Alessandra Gomes pretende usar o décimo terceiro para comprar os presente das filhas e do afilhado e guardar uma parte para pagar o IPVA. “Utilizar o 13º salário para as compras de Natal é uma forma de ficar com orçamento folgado e evitar as compras no cartão de crédito. Irei comprar tudo à vista, nada de contas no cartão. Ainda vou guardar um pouco para aproveitar as festas de fim de ano”, concluiu.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias