EDUCAÇÃO

Mais de 700 escolas participam da Olimpíada Maranhense da Língua Portuguesa

Mais de 130 textos escritos por estudantes de escolas do sistema público de ensino estadual e municipais estão na etapa final da 1ª edição da Olimpíada Maranhense de Língua Portuguesa. Cerca de 700 escolas estaduais, participaram do concurso, além de escolas municipais. Criada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação […]

Comissão estadual examina produções selecionadas na etapa regional

Mais de 130 textos escritos por estudantes de escolas do sistema público de ensino estadual e municipais estão na etapa final da 1ª edição da Olimpíada Maranhense de Língua Portuguesa. Cerca de 700 escolas estaduais, participaram do concurso, além de escolas municipais.

Criada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a olimpíada do conhecimento traz o tema ‘Maranhão, Minha Terra e Minha Gente’, e tem o objetivo de incentivar a leitura e a escrita e melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos da rede pública maranhense, nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs), com a intenção de valorizar a interação das crianças e jovens com os fatos sócio-culturais e políticos do estado.
Os estudantes precisam escrever textos literários, resgatando a história, as vivências, os aspectos culturais e folclóricos, assim como os fatos sociais e políticos do Maranhão.
A competição ocorre em quatro categorias literárias: Poema para os estudantes do 6º ao 7º anos do Ensino Fundamental; Memórias Literárias – estudantes do 8º ao 9º anos do Ensino Fundamental; Crônicas – 1º ano do Ensino Médio; e Artigo de Opinião -2º e 3º anos do Ensino Médio.
Depois das etapas escolar, municipal e regional, onde comissões julgadoras específicas escolheram os dois melhores textos por categoria, a Olimpíada encontra-se na etapa estadual.
Uma comissão julgadora formada por especialistas da Seduc escolhe os melhores textos, com base em critérios específicos: não fugir ao tema; seguir as normas cultas da língua portuguesa; obedecer as características textuais de cada gênero; ser um texto inédito e não pode ser plágio. Será escolhido um vencedor por cada gênero textual.
“Estamos muito contentes com o envolvimento dos professores, dos estudantes, tanto da rede estadual quanto das redes municipais. A comissão está trabalhando na análise dos textos e tenho certeza que teremos ótimos trabalhos”, destacou a professora Silvana Machado, Supervisora de Currículo.
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