Antes de comprar um produto eletrodoméstico ou até mesmo uma roupa, é importante ficar atento a informações como consumo de energia, CNPJ ou CPF do fabricante e composição. Estas são informações obrigatórias que devem constar na etiqueta do produto. O alerta é do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) que notificou oito lojas de eletrodomésticos e de vestuários, esta semana, em um shopping da capital durante fiscalização de rotina.
Apesar de criada há sete anos, ainda é possível encontrar em lojas, eletrodomésticos vendidos sem a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), exigida pelo Inmetro. Trata-se da etiqueta com faixas coloridas que explica ao consumidor o consumo de energia do produto, identificadas por letras, variando de “A” (mais eficiente) a “E” (menos eficiente).
Com os estuários também está ocorrendo o mesmo erro. Tem loja vendendo roupa sem a etiqueta, que deve conter informações obrigatórias como marca ou razão social, CNPJ ou CPF, composição têxtil, modo de conservação e país de origem, além do tamanho.
“A existência dessas etiquetas é estabelecida por normas do Inmetro visando termos um padrão de qualidade destes produtos. No entanto, continuamos encontrando no mercado de São Luís produtos que não estão cumprindo estas normas. Neste caso, nós notificamos a loja para que apresente a nota fiscal do produto”, explica o coordenador de Qualidade do Inmeq-MA, Ludimar Vieira.