SEGURANÇA

Lançada campanha Adorno Zero no Hospital Carlos Macieira

A campanha foi criada para melhorar a segurança e a proteção dos trabalhadores que atuam na assistência à saúde, visando diminuir dos riscos de infecção no hospital

Lançada campanha Adorno Zero no Hospital Carlos Macieira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou, na última quinta-feira, dia 05, no Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), a “Campanha Adorno Zero” voltada aos colaboradores e visitantes.

A campanha foi criada para melhorar a segurança e a proteção dos trabalhadores que atuam na assistência à saúde, contribuindo para a diminuição dos riscos de infecção no hospital.
A diretora Geral do HCM, Léa Coutinho, ressaltou que a prática do ‘Adorno Zero’ – que é a não utilização de anéis, alianças, pulseiras, relógios, colares e brincos – sempre foi realizada dentro das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e no Centro Cirúrgico, e com a campanha, passa a ser expandida para todas as áreas do hospital, inclusive, na parte administrativa.
“A participação de todos é decisiva no sucesso da campanha. Por sermos um Hospital-Escola, temos um papel importante no processo de formação dos novos profissionais, conscientes sobre questões que vão desde a correta higienização das mãos até a não utilização de adornos no ambiente hospitalar”, informou a diretora Léa Coutinho.
“Essa restrição ao uso de adornos dentro do hospital também é um modo de evitar acidentes de trabalho e fortalecer a atuação conjunta dos profissionais de todas as áreas em prol de um ambiente mais seguro”, completou a diretora-administrativa, Clícia Galvão.
Durante o lançamento da Campanha Adorno Zero, o médico do Trabalho do HCM, Carlos Frias, falou sobre a Norma Regulamentadora (NR-32). “Essa campanha atende a recomendações da NR-32, que entre outros, proíbe o ato de fumar, o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho e o uso de adornos. E a preocupação com essas questões é sempre contínua”, afirmou o médico.
Segundo a médica infectologista Giselle Boumann, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, a correta higiene das mãos é uma parte importante no controle de infecções. “Esse cuidado faz parte da rotina dos profissionais que atuam na assistência à saúde, mas é fundamental que todos, inclusive os visitantes, transformem isso em um hábito”.
A coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico, Maria Vitória Mota, falou da alegria em ver a campanha sendo propagada em todos os setores. “Estou muito feliz em ver o engajamento dos profissionais na campanha, isso se reflete em uma segurança maior para todos nós e também para os nossos pacientes”, concluiu.
Estímulo à beleza
Lançada campanha Adorno Zero no Hospital Carlos Macieira
Além da palestra sobre a NR-32 e suas recomendações, o evento contou com palestra da empresa B Braun, que orientou os profissionais sobre a correta higienização das mãos e promoveu dinâmica, utilizando a black box, uma caixa preta que avalia o nível de limpeza das mãos.
E em parceria com a Contém 1g, as profissionais do HCM receberam dicas de maquiagem para o ambiente de trabalho, um estímulo para adesão da campanha, que proibiu o uso dos adornos, mas incentiva o realce da beleza das profissionais.
“O objetivo desse momento foi mostrar que mesmo sem os acessórios é possível estar bonita no ambiente de trabalho e o principal é ressaltar que todos são fundamentais no processo de diminuição dos riscos de infecção no hospital”, reiterou a diretora Léa Coutinho.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias