CNJ

Jovens maranhenses são selecionados para a 3ª Conferência Nacional de Juventude

O evento acontece no período de 16 a 19 de dezembro, em Brasília. Ao todo, foram 250 jovens selecionados em 84 atividades individuais e coletivas

Grupo maranhense selecionado para a 3ª Conferência Nacional de Juventude

Jovens de duas organizações maranhenses estão entre os selecionados para participarem da 3ª Conferência Nacional de Juventude (CNJ), a ser realizada, no período de 16 a 19 de dezembro, em Brasília. A Companhia de Teatro ‘Artes e Raízes’, do Fórum da Juventude de São João Batista e o grupo de mídia livre “Nambuaçu – projeto Dança do Péla Porco”, de São Luís, representarão o Maranhão na atividade que integra o maior encontro brasileiro de jovens para discutir políticas públicas de juventude.

O Fórum da Juventude apresentará a peça teatral “Batuque – Auscultando a Juventude Negra”, que traz como tema a cultura negra, com recorte para a capoeira, dança e a cultura de povos de matriz africana, e levará para Brasília dez jovens da companhia de teatro.
Para o coordenador da Companhia de Teatro ‘Artes e Raízes’, Fernando Santos, apresentar a peça na 3ª Conferência Estadual de Juventude será a oportunidade de levar um pouco da cultura maranhense para jovens de todo o país. “Será um momento ímpar. É uma satisfação muito grande ver nosso trabalho e nossa cultura reconhecidos nacionalmente. Todo empenho e dedicação dos jovens do nosso município vêm dando frutos e isso só nos motiva a querer fazer mais, mostrando todo o potencial da juventude da Baixada e do Maranhão”, comentou.
Manifesta
O resultado com os nomes dos grupos selecionados foi divulgado, na terça-feira, dia 10, no site da Secretaria Nacional de Juventude. Neste evento mais de 870 jovens, de todo o país, se inscreveram para a Manifesta, mostra cultural da 3ª CNJ. Destes, 250 foram selecionados para se apresentar durante a ‘Manifesta’: um espaço pensado para promover o reconhecimento e a visibilidade de manifestações da juventude em múltiplas formas de expressão.
Teatro, dança, música, artes visuais, cinema, performance, artes integradas, grafitti, hip hop, poesia, circo, cultura popular, indígena, quilombola, cigana, pesquisas científicas, atividades de comunicação independente, mídia livre e cultura digital vão fazer parte da programação da Manifesta.
A seleção levou em conta critérios como a criatividade, qualidade, impacto e relevância da atividade proposta diante dos objetivos da 3ª CNJ, a participação do/a proponente em etapas da Conferência e a abertura da proposta para a interação e a participação do público.
Ao todo, foram 250 jovens selecionados em 84 atividades individuais e coletivas. A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) vai custear as passagens, hospedagem e alimentação dos envolvidos nas atividades, além de certificar a participação no evento e fornecer a infraestrutura para a realização da proposta, conforme disposto na Chamada Pública 01/2015 SNJ/SG/PR.
Aos selecionados, até o fim desta semana, a SNJ entrará em contato por e-mail com detalhes para a emissão de passagens e demais orientações. Conforme os itens 8.5, 8.6 e 8.7 da Chamada Pública, caberá interposição de pedido de reconsideração da decisão da Comissão de Avaliação e Seleção, a ser encaminhado por e-mail, para o endereço:manifestajuventude@gmail.com. O prazo para interposição de pedido de reconsideração será de dois dias úteis contados do dia subsequente da divulgação do resultado desta seleção.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias