Os dados foram informados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), a partir das ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Polícia e Segurança (Ciops) e Instituto Médico Legal (IML) em São Luís e nos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Na sexta-feira, dia 27, foram registradas quatro mortes. Por volta das 18h, Roberto Vagner Cantanhede, 45 anos, foi vítima de arma de fogo no bairro Novo Gapara. Daniel Simoa da Silva, 26 anos, foi morto a tiros na Vila Samara. Emerson Felipe Frazão Santos, 17 anos, foi morto por arma de fogo em São José do Ribamar. Além deles, um corpo não identificado deu entrada no IML, vítima de arma de fogo.
No sábado, dia 28, Werbeth Machado da Silva, 25 anos, e Valdinei de Jesus Sousa Santo, 22 anos, pararam para consertar a moto, na região da Vila Flamengo. Os dois foram surpreendidos por um homem que os matou a golpes de faca.
Nesse domingo, dia 29, Weliton Rodrigues Pereira, 19 anos, foi morto por golpes de arma branca no Centro de São Luís. José Orlando Batista Silva, 45 anos, foi morto a tiros no Parque Timbiras. André Cesar Cunha de Araújo, 23 anos, foi morto a tiros em ação de latrocínio (roubo seguido de morte) no Parque Araçagi. Outro latrocínio foi registrado em São José de Ribamar, Rubenildo Ferreira, 33 anos, foi esfaqueado por três suspeitos enquanto fechava o bar de sua propriedade. Ele chegou a ser levado ao Socorrão II, mas não resistiu.
Reação
Ainda no domingo, três pessoas tentaram assaltar uma van na MA-201, Estrada de Ribamar, quando um passageiro que estava armado, reagiu e atirou matando dois dos suspeitos: Yuri Freire Costa, 17 anos, e Joadson Pedreira Mendes, 18 anos. O terceiro integrante fugiu.