O padroeiro dos feirantes da Feira da Praia Grande, São José das Laranjeiras, será homenageado hoje, com uma grande festa com variada programação. A data foi alterada este ano pela Associação dos Feirantes e Trabalhadores no Comércio da Praia Grande (ASFETCOPAG), para o início de novembro, por conta de problemas na organização. O festejo acontece sempre no último domingo do mês de outubro, com exceção deste ano.
Fundada ano de 1805, a feira da Praia Grande era chamada de terreiro público, e foi por ela que se deu o inicio da comercialização na cidade de São Luís, local onde desde 1950 é comemorada tradicionalmente a festa de São José das Laranjeiras, segundo contam os devotos do santo.
Do público farão parte quase 300 feirantes que trabalham no local, turistas e a população em geral, apesar de ser tradicional a data ainda não faz parte do calendário cultural de festividades do estado do Maranhão e não recebe patrocínio dos órgãos estaduais ou municipais que reclamam da falta de recursos para tal, e sim apoiadores que concedem benefícios para o festejo, porém já está sendo realizado um projeto que visa o pedido dessa inclusão. “Como o planejamento e realização da festa é feita entre os feirantes, todos os que querem participar assinam um livro de ouro e dão sua contribuição de acordo com o que podem diariamente durante um período estimado pelos organizadores, este ano arrecadaram em torno de R$ 7 mil”, revelou o presidente da associação dos feirantes Ubiraçi Sampaio, conhecido carinhosamente por todos pelo apelido de Bira.
Bira contou a O Imparcial que o nome da festa é São José das Laranjeiras, é uma homenagem ao padroeiro, que também recebe homenagens na mesma data da festa dos feirantes pelo sindicato dos feirantes de São Luís no Bar Limoeiro, no Parque Timbira. Apesar de serem duas festas diferentes, são comemoradas juntas sendo que a causa foi uma decisão entre o sindicato dos feirantes e organizadores da festa para unir os recursos que já eram poucos e evitar gastos, daí a ligação entre ambas.
O presidente da associação dos feirantes da Praia Grande, acrescentou ainda que o santo foi encontrado na beira mar em uma tábua, na qual está escrito seu nome São José das Laranjeiras seguido de Protetor dos Feirantes. Por conta disso, eles fizeram um altar que permanece até hoje dentro da feira. O feirante aponta algumas insatisfações em relação às dificuldades do local. “Falta consciência das autoridades, essa feira tem quase 200 anos e é o coração do Centro Histórico, tem pessoas aqui da segunda geração, gostaríamos de um olhar mais voltado para nossas necessidades, pois nos faltam recursos, infraestrutura em banheiros mais segurança e estacionamento”, disse Bira.
Outra versão da origem da festa
Personagem conhecido da Casa das Tulhas conhecida também como Feira da Praia Grande, o senhor Raimundo Costa de 67 (o corintiano) já trabalha no local há 25 anos , ele é filho de feirante ,onde seu pai trabalhou durante 46 anos. Ele conta que a comemoração ao santo é uma tradição de pai para filho e que sempre participou e contribuiu para a festa. Segundo o feirante que nos relatou uma outra versão dada sobre o inicio do festejo.
“Anos atrás, um médico conhecido como doutor Aníbal e sua esposa dona Cotinha, trouxeram um quadro com a imagem de São José das Laranjeiras, que adquiriu muitos fieis, as pessoas faziam pedidos e colocavam moedas diante do quadro, e o dinheiro arrecadado era distribuído para os pobres, a partir daí começou uma romaria e as festividades em comemoração em agradecimento ao santo, as pessoas se vestiam formalmente com ternos . O quadro seria de origem desconhecida, mas com o passar dos anos foi substituído pela imagem do santo protetor dos feirantes, que está até os dias de hoje em um altar montado dentro da feira da praia grande. Ambos são devotos do santo, e concordam com a importância de dar continuidade e preservar essa tradição.
Programação da festa
A festa começa com a chegada da imagem do santo padroeiro São José das Laranjeiras logo cedo no altar da feira, local no qual lhe serão prestadas as devidas homenagens, foguetes e rezadeiras farão parte do momento de fé e grande emoção para os devotos. Em seguida será servido o café da manhã das 6h30 as 7h30, seguindo para a romaria rumo ao município de São José de Ribamar, carros e ônibus serão utilizados para a locomoção do público, logo após voltam para o Centro Histórico, onde haverá o cortejo ao redor da feira, e por volta de 13h30 será servido o coquetel seguido de feijoada para o público. Entre as atrações culturais foram convidadas as bandas Pit Bull e Banda do Kabão, que farão a animação da festa que não tem hora prevista para o terminar.