Famílias contempladas com unidades habitacionais do Residencial Amendoeiras IV, entregues recentemente pela Prefeitura de São Luís, já estão usufruindo da casa própria, que para muitos, como é o caso da aposentada Eugênia do Nascimento Raposo, era o sonho de uma vida. “Agora, com 72 anos, posso dizer que moro no que é meu. Foram muitos anos de aluguel, mudando de uma casa para outra. Agora sei que vou viver o resto da minha vida aqui”, disse feliz.
A aposentada Eugênia do Nascimento conta que a vida está bem melhor. “Tenho um filho e um neto que são especiais. Quando a gente morava no Coroadinho eles viviam dentro de casa, porque tinha medo deles irem para rua, era muito perigoso. Aqui, graças a Deus, é bem tranquilo eles saem e ficam na porta de casa e andando pela rua, sem problema. Estão bem mais tranquilos agora”, conta sentada na porta de casa.
A entrega das unidades do Amendoeira IV foi feita pela Prefeitura de São Luís e beneficiou 300 famílias. Em parceria com o governo federal, a Prefeitura de São Luís já realizou a entrega de mais de 8 mil habitações do programa “Minha Casa Minha Vida”. Esta é a última etapa de entrega do empreendimento, que, somadas às etapas I, II e III, totaliza 1.600 casas entregues.
“A entrega de mais 1.600 chaves das unidades habitacionais do Residencial Amendoeira cumpre uma importante etapa do compromisso assumido na nossa gestão: garantir moradia de qualidade para população. Adquirir a casa própria é o grande sonho de toda família, e nós ficamos sempre muito felizes em participar da concretização desse objetivo”, disse Edivaldo.
De casa nova
Cada unidade habitacional possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro. “Esse é um grande benefício da Prefeitura para as famílias de baixa renda. Não digo nunca, porque temos sempre a esperança de conseguir, mas iria demorar ainda muitos anos para ter uma casa como essa, se fosse para comprar com o dinheiro que ganhamos”, disse Luciane Maria Pereira, que na última semana estava com seu companheiro, Marivaldo Martins, fazendo a mudança da família. Na casa, segundo informou, vão morar ela, o marido e mais três filhos.
“Nossa renda é de R$ 800. O aluguel custava R$ 400. Agora o dinheiro vai servir para outras despesas de casa e para colocar crédito na carteira dos meus filhos. Aqui também vivemos melhor, nossos filhos têm mais liberdade”, completou.
Hernestina de Fátima Rocha, também comemora a aquisição da casa própria. “Acho que esse é o sonho de toda a família. É muito triste a gente gastar todos mês dinheiro pagando para morar em uma casa que nunca vai ser nossa. Aqui a gente tem alegria de morar, de fazer benfeitoria. É nosso!”, disse com entusiasmada.
Para o autônomo, Jadilson Costa, a nova casa vai marcar um novo momento de sua vida. “Estou casado há alguns anos e morando na casa dos meus pais, ainda. Não tinha como arcar com o aluguel. Agora eu, minha esposa e nosso filhinho vamos ter a alegria de construir nossa vida, no que é nosso. Também vamos possibilitar mais sossego para nossos pais”, falou Jadilson que morava no bairro da Anjo da Guarda.
Outras unidades
Também estão incluídos no pacote de unidades habitacionais entregues recentemente pela Prefeitura de São Luís o residencial Piancó VII e VIII, com 496 unidades residências, sendo que 108 foram destinadas a atender famílias de área de risco do Sá Viana – inscritas no Programa Bacia do Bacanga – contratado pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe) junto ao Banco Mundial; Residencial Nova Aurora, com 1.440; Residencial Recanto Verde, com 992; Residencial São José 5, com 247 casas; Residencial Santo Antônio, com 720; e os residenciais Amendoeira I, II e II, com 1.300 ao todo.
Mais casas
A entregue do Residencial Luiz Bacelar, prevista para dezembro, conta com 1.000 unidades habitacionais. Em 2016, serão entregues também o Residencial Vila Maranhão (1, 2, 3, 4, 5 e 6), com 1.488 apartamentos ao todo; Eco Tajaçoaba, com mil unidades de casas; e Piancó (1, 2, 3, 4, 5 e 6), com 1.344 apartamentos.