A próxima entrega do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-São Luís) vai beneficiar 330 famílias dos bairros Anil e Sol e Mar. A entrega será nestas quarta, dia 04, e quinta, dia 05, e contemplará os cadastrados no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) destas localidades. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, executado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa).
Desde sua implantação, em maio, já esteve em 30 bairros da capital. “Para nós é uma felicidade executar esta ação. Graças ao apoio do prefeito Edivaldo temos percorrido toda a capital, levando alimento de qualidade aos que necessitam”, disse Fatima Ribeiro, titular da Semsa. Serão atendidas 170 famílias no Anil e 160 no bairro Sol e Mar. Desde sua implantação, mais de 30 mil famílias já foram contempladas com os alimentos do programa municipal.
Fatima Ribeiro revelou a satisfação pelo sucesso do programa e da alegria por presenciar quem recebe as doações. “O prefeito Edivaldo sabe a importância desta ação e já determinou todos os esforços para levarmos o PAA a mais famílias”, ressaltou. Todos os alimentos distribuídos no PAA vêm da agricultura familiar e complementam a alimentação de quem é beneficiado. Ao todo, são 25 itens hortifrutis.
O programa garante o acesso à alimentação saudável às pessoas em vulnerabilidade social, além de manter o homem da zona rural produzindo. O PAA-São Luís esteve nos bairros Liberdade, Cidade Operária, Vila Embratel, João de Deus, Bairro de Fátima, Anjo da Guarda, Forquilha, Vila Janaína, Cidade Olímpica, Coroadinho, Anil, Vila Palmeira, Sol e Mar e São Francisco. São parceiros nestas distribuições as secretarias municipais de Assistência Social (Semcas) e Agricultura e Pesca (Semapa).
Reforço Alimentar
Os alimentos do PAA São Luís são destinados aos atendidos por entidades da rede de assistência social – os Cras – e hospitais de urgência e emergência – os Socorrões I e II. O programa tem como objetivo contribuir para o acesso a uma alimentação de melhor qualidade. Para executar a ação social, a Prefeitura firmou parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que garante os recursos. “O prefeito determinou ampliação deste importante programa e estamos trabalhando para inclusão de mais produtores e atendimento a mais famílias”, informa Fatima Ribeiro.