EXPO INDÚSTRIA
Expo Indústria Maranhão movimenta setor industrial
20 mil pessoas passaram pelo Multicenter Sebrae nos quatro dias de exposição
Durante os quatro dias de Expo Indústria Maranhão, ação realizada pelo Sistema FIEMA, com correalização do Sebrae no Maranhão e Governo do Estado, cerca de 20 mil pessoas puderam conhecer a diversidade da indústria e as ideias inovadoras das empresas maranhenses distribuídas nos 50 estandes instalados no Multicenter Sebrae. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), a expectativa é de que sejam gerados US$ 14,8 milhões em novos negócios a partir dos encontros internacionais realizados durante a exposição. O evento, segundo os organizadores, gerou 500 empregos diretos em São Luís.
Empresas e sindicatos avaliaram a ação de forma positiva por criar oportunidades não só de negócios, mas também por despertar, por meio da disposição de variados produtos e serviços, o interesse da população. “Ampliar a rede de contatos com investidores e informar e discutir com o grande público o trabalho de temas relacionados à indústria foram alguns dos principais objetivos atingidos pela Expo Indústria”, afirmou o superintendente do sistema FIEMA, Albertino Leal.
Para Leal, a Expo Indústria Maranhão é sustentada pelo tripé poder público, academia e empresariado. “É esse tripé que constrói a base da Expo Indústria, que na sua primeira edição atingiu todos os objetivos e em breve terá uma nova edição para fomentar ainda mais novas oportunidades de investimentos e conhecimento”, garantiu o superintendente.
O coordenador do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da FIEMA, José Alberto Aboud, afirmou que a presença dos sindicatos foi marcante, demonstrando a força das categorias trabalhistas. “O envolvimento dos sindicatos foi de 100%. Cada categoria mostrou seus serviços ao grande público, além de eventos paralelos, como o lançamento do Guia Industrial 2015 e da portaria que regulamentou a tiquira e a cachaça as bebidas oficiais do sistema FIEMA”, explicou Aboud.
O estande do Sebrae, um dos maiores da Expo Indústria, realizou mais de 100 atendimentos, abrangendo orientação empresarial com abertura de empresas e elaboração de planos de negócios. “Além de efetuarmos vários atendimentos durante os quatro dias da Expo Indústria, pudemos divulgar a feira do empreendedor que ocorrerá em novembro”, disse Paula Ferreira, coordenadora do estande Sebrae.
O subsecretário de Minas e Energia, Roberto Faria, destacou a importância da articulação governo e FIEMA para realizar eventos como este. “Aqui (na Expo Indústria) o maranhense teve a chance de saber as potencialidades energéticas do Maranhão e formas de racionar este bem tão precioso, que é a energia”.
O estande do SINDIPAM demonstrou todos os processos de fabricação de pães e bolos, numa padaria conceito em parceira com o Sebrae. A coordenadora de Projetos do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria, ITC, Patrícia Marques, disse que participar de eventos como a Expo Indústria permite a divulgação dos modelos de gestão de panificadoras, e desperta o interesse de quem quer abrir empreendimento no ramo. “Aqui podemos oferecer várias orientações do setor e ainda consultoria de melhores preços para a compra de equipamentos”.
A dona de casa Luciana Pereira visitou dois dias a Expo Indústria para se apropriar de conhecimentos relacionados à abertura de empresas. “Estou tendo a oportunidade de saber as particularidades que envolvem a abertura de empresas, pois quero abrir meu próprio negócio no ramo da beleza”.
Arenas temáticas
Mais de 500 pessoas, entre empresários do setor industrial, estudantes de escolas técnicas e de universidades, colaboradores e a comunidade em geral puderam acompanhar nos quatros dias de debates na área temática realizada no estande do Sistema FIEMA, montado na Expo Indústrias. Foram oito painéis econômicos e mais de 40 palestras.
Temas referentes ao atual contexto industrial foram debatidos nos painéis econômicos, foram eles: Indústria Competitiva, Indústria da Construção, Educação para a Sustentabilidade, Indústria Inovadora, Novos Negócios, Oportunidade Maranhenses, Novos Mercados e Fator Humano: alicerce para competitividade.
Para o coordenador do Unimercado da FIEMA e mediador da arena temática, Laércio de Sousa Júnior, o resultado do evento como um todo foi muito positivo e superou todas as expectativas. “Estamos muito satisfeitos com esse formato de receber nossos visitantes, nossos parceiros, nossos patrocinadores para a Expo Indústria, porque foi uma forma diferenciada de transferir conhecimento relevante para quem precisa se atualizar sobre a indústria maranhense”, destacou.
Entre os mais de 40 subtemas, foram destacados em cada painel respectivamente: Planejamento estratégico para competitividade nas organizações; A Indústria da construção Civil no Maranhão; Educação e Sustentabilidade: o papel de cada um e de todos para manutenção da vida na terra; Capacitar Empresas para Inovar seus Processos Produtivos – tecnologias da academia para o setor produtivo; Flora Maranhense: fontes de potenciais biofármacos; Interiorização da Educação Superior para o Desenvolvimento Regional; Liderar para Vencer num Mundo sem Fronteiras e Lei de Incentivo à Cultura (noções gerais: finalidade e trâmite), foram alguns deles.
VER COMENTÁRIOS