EXPOSIÇÃO

Evento reúne raridades do antigoautomobilismo em São Luís

O XI Encontro Nordeste de Veículos antigos é realizado pela Associação Maranhense de Veículos Antigos pela segunda vez no estacionamento do São Luís Shopping e contará com mais de 150 veículos dos anos de 20 à 90

XI Encontro Nordeste de Veículos Antigos
Um verdadeiro amor ou até mesmo uma paixão. Esses são os sentimentos de alguns amantes do antigomobilismo. E fica bem evidente o que eles sentem, o cuidado é extremo e o principal objetivo é manter a originalidade desses veículos dos anos de 1929 a 1985, carros que trazem história política e econômica de um país e boas lembranças. Em São Luís, ocorre o XI Evento Nordeste de Veículos Antigos, que teve início na sexta-feira e segue até hoje, no São Luís Shopping, das 10h às 22h, com entrada gratuita.
O encontro reúne 200 antiguidades, com colecionadores dos estados do Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Piauí e outros estados. Muitos colecionadores pegaram a estrada com seus veículos, outros foram trazidos por carretas. O carro mais caro do evento veio de Maceió (AL), o Delage-D670, do ano de 1938, um veículo francês e único da América do Sul, o seu valor custa aproximadamente R$ 900 mil.
Da mesma coleção, há o clássico e luxuoso Rolls Royce dos anos de 1950 e 1965, seus valores são estimados em R$ 400 mil. Antiguidade utilizada ainda pela rainha da Inglaterra, esses veículos têm fabricação britânica. Uma curiosidade é que geralmente esses modelos ingleses possuíam a direção ao lado direito.
O carro mais antigo da exposição é o modelo Ford Tudor, do ano de 1929. Claro que não poderiam faltar os tradicionais fuscas, e tem até um conversível do ano de 1974, um verdadeiro charme. Além de carros com estilo, há caminhonete de carroceria espaçosa, um exemplo é o F1 do ano de 1951 – o colecionador é de Bacabal (MA).  
XI Encontro Nordeste de Veículos Antigos
A organização do evento, a Associação Maranhense de Veículos Antigos (Amava), que realiza pela segunda vez o encontro na capital, afirma que o principal objetivo é fomentar a cultura do antigomobilismo. “Essa cultura vem dos nossos avós. Quem não teve um avô com fusquinha, com o carro clássico, é bom para conhecermos a história e saber mais um pouco dos modelos antigos”, ressaltou um dos organizadores, Arnaldo Mubarack.  
O evento ocorre em parceria com o Hemomar. No local, há uma unidade móvel com profissionais da saúde para doação de sangue, para quem deseja ser doador ou fazer esse gesto de amor, conforme a organização.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias