Acontece amanhã, dia 22, a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2015. Estudantes em fase de conclusão de instituições públicas e particulares vão participar em todo o país. O objetivo do exame é avaliar o desempenho dos alunos em relação aos conteúdos previstos nos currículos de graduação, servindo como um indicador da qualidade do ensino superior no país. As provas serão aplicadas, pontualmente, às 13h, horário de Brasília, e terão quatro horas de duração.
Na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), oito cursos vão participar do exame. No campus de Imperatriz, serão avaliados os cursos: Ciências Contábeis, Comunicação Social – Jornalismo e Direito. Já no campus do Bacanga, serão oito: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social – Jornalismo, Design, Direito, Economia, Psicologia, e Turismo.
De acordo com o procurador educacional institucional da UFMA, Romildon Sampaio, destaca que o Enade é uma referência na composição dos indicadores de qualidade da educação superior. “É uma forma de medir o rendimento dos alunos, sobre seus conteúdos curriculares e demonstrarem a evolução da habilidades deles. A instituição se preocupa, para que os nossos cursos sejam avaliados com o melhor desempenho”.
Problemas no histórico
Segundo Sampaio, o estudante selecionado para fazer o Enade que não fizer a prova poderá ter problemas com o histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela IES. Na UFMA, aproximadamente 620 estudantes concluintes devem fazer a prova tanto na capital, como em Imperatriz. A universitária do curso de Turismo Denise Costa vai participar do exame. Na última avaliação do exame, o curso de Turismo da UFMA obteve 4,5 – a nota máxima é 5. “Estamos indo bem, mas o objetivo agora é atingir a nota máxima e espero contribuir. Vou colocar em prática o que aprendi durante esses quatro anos. Creio que também o exame é uma oportunidade de mostrar para o mercado de trabalho que estamos preparados”, ressaltou.