Itaqui-Bacanga

Estudante da rede municipal vence Olimpíada de Redação em São Luís

As redações inscritas foram submetidas à avaliação de um grupo de professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Estudante da rede municipal vence Olimpíada de Redação em São Luís

O estudante Anderson Lima Barros, de 14 anos, do 9º da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Lindalva Teotônia Nunes, localizada na Vila Isabel, é o vencedor da I Olimpíada de Redação das Escolas da Área Itaqui-Bacanga. A competição é de iniciativa da rádio Bacanga FM e contou com o apoio do governo do Estado e da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Com o título “Tecnologia: vantagem ou problema?” o texto escrito pelo adolescente foi o vencedor do concurso que envolveu 21 escolas públicas e particulares de nível Fundamental e Médio localizadas em 18 bairros da área Itaqui Bacanga.

As redações inscritas foram submetidas à avaliação de um grupo de professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na etapa final, Anderson concorria com dois textos produzidos por estudantes de Ensino Médio. Os dois obtiveram nota 8 em seus textos. Anderson foi o vencedor, com a nota 10. Como premiação, ele ganhou um notebook, um rádio, um troféu, uma medalha e um livro sobre São Luís.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, parabenizou o desempenho do estudante. “Cumprimento o estudante Anderson pelo brilhante desempenho, em nome do prefeito Edivaldo. As vitórias e posições de destaque que vêm sendo obtidas pelos educandos da nossa rede em diversas áreas são um indicativo tanto do seu próprio esforço e dedicação quanto do empenho e da seriedade dos nossos educadores no dia a dia das salas de aula. Torcemos para que no futuro essa dedicação leve a resultados cada vez melhores”, almejou o titular da Semed.

Seleção

Para participar da etapa final do concurso, o texto de Anderson participou de uma seleção prévia feita pela própria escola, entre as redações produzidas por estudantes do 7º, 8º e 9º ano. Os possíveis temas foram trabalhados em sala de aula e, a partir dos debates, os alunos puderam escrever os seus textos. “Violência contra a mulher”, “Violência contra a criança e o adolescente” e “O efeito da cibernética na consciência dos jovens” foram alguns dos temas postos em pauta. As três melhores redações produzidas na escola foram inscritas na competição.

A professora de Língua Portuguesa de Anderson, Mirian Azevedo, se disse eufórica e muito feliz com o resultado. “Ele trabalhou muito bem a temática dentro dos parâmetros dissertativos-argumentativos. Atendeu à tipologia textual com um repertório linguístico adequado. Estou muito feliz, pois a conquista de nossos alunos também é dos professores, de toda a escola e da educação pública de São Luís como um todo”, enfatizou a professora.

Embora estivesse satisfeito com o texto produzido e até esperasse o pódio, o primeiro lugar foi uma boa surpresa para o estudante. “Estava confiante, esperar um segundo ou um terceiro lugar. Na hora em que foram anunciados os vencedores do concurso, eu estava bem ao lado dos meus pais, que me abraçaram muito e ficaram muito orgulhosos”, disse Anderson, que comemorou também os prêmios recebidos. “Faz um ano que o meu computador quebrou e eu estava mesmo precisando de outro”, comemorou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias