Advogados de todo o estado participam hoje das eleições para o mandato do triênio 2016/2018 na OAB/MA. As votações acontecem das 9h às 17h, na sede da OAB/MA, no bairro do Calhau, e nas subseções, no interior do estado. Na oportunidade, serão escolhidos os novos conselheiros federais e seccionais – e seus respectivos suplentes -, a diretoria do Conselho Seccional, diretores e suplentes da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (Caama) e as diretorias das subseções dos outros municípios do estado.
Na diretoria da OAB no Maranhão para a presidência disputam dois candidatos: Valéria Lauande, da chapa “Valéria Lauande Presidente”, que tem como vice-presidente Marco Antonio Coelho Lara. E a outra chapa, “Renovar para Mudar”, que tem o candidato à presidência Thiago Diaz e o vice-presidente Pedro Augusto de Alencar.
De acordo com a candidata Valéria Lauande, o momento é de lutar pela Justiça tanto para a classe, como para a sociedade. “Queremos uma Justiça mais rápida, tanto para o advogado, como para o cidadão, e vamos lutar para isso. As pessoas que me conhecem sabem do meu trabalho, o meu compromisso com a OAB”, ressaltou a candidata.
Já o advogado Thiago Diaz também enfatizou a O Imparcial que a principal bandeira levantada na sua candidatura é a valorização do advogado e transparência. “Nossas propostas foram construídas com base no diálogo e com a participação dos profissionais militantes em todas as partes do Maranhão com diferentes projetos para a classe e a sociedade, buscando transparência e benefícios”, afirmou o candidato.
O atual presidente da OAB no estado, Mário Macieira, fez uma avaliação positiva durante esse tempo na presidência. Segundo ele, várias ações foram executadas. “A OAB teve uma atuação forte no sistema carcerário, com os direitos humanos, em um tempo que estava havendo uma crise no sistema carcerário em Pedrinhas. Além de realizarmos ações contra atos de inconstitucionalidade como aumento do IPTU e outros. Saio de consciência tranquila. Me esforcei bastante, fui eleito duas vezes, isso é gratificante, esse reconhecimento da classe”, disse Mário Macieira, que destacou a sensação de dever cumprido, comprovado por meio de pesquisas de aprovação da classe.
Valéria Lauande
Valéria Lauande, atual conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil pelo Maranhão, destacando-se como presidente da Comissão Nacional de Acesso à Justiça, um dos temas mais debatidos na atualidade da Justiça Brasileira. Dos 81 (oitenta e um) membros do Conselho Federal da OAB, Valéria Lauande integra o restrito círculo das 04 (quatro) mulheres advogadas a integrarem a bancada nacional da entidade e poderá vir a ser a primeira mulher da história do Estado a presidir a OAB-MA. As eleições para a Presidência, a Diretoria e o Conselho Seccional da OAB-MA vão acontecer no dia 20 de novembro, em São Luís e em todas as 13 Subseções do interior do Estado, das 8 às 17h.
Propostas
Criação do Centro do Apoio Integrado às Prerrogativas, com plantão físico permanente e à distância para atendimento aos advogados com prerrogativas violadas;
Ampliar a Procuradoria de Prerrogativas já existente, com a contratação de equipe para atendimento em tempo integral;
Criar o Conselho Consultivo Jovem da OAB;
Criar o Projeto “Escritório Consultor”, conveniado com a OAB e Valorização da Advocacia
Thiago Diaz
Diaz é membro da Associação Maranhense de Advogados e do Centro de Estudos Constitucionais do Maranhão. O candidato exerce a advocacia há uma década e acumulou experiência no exercício da profissão. É idealizador do movimento que ganhou centenas de adeptos de várias faixas etárias e consolidou-se como “Renovar para Mudar “ com características próprias como coragem, força, determinação, experiência, ousadia, inovação para concorrer as eleições da OAB/MA.
Propostas
Redução da Anuidade;
Implantação do Portal da Transparência,
Criação do Disk Assédio;
Piso salarial para o advogado;
Criação da Comissão de Defesa e Valorização dos honorários
Implantação de uma creche na OAB/MA, entre outras ações.