CELEBRAÇÃO

Dia da Bandeira é comemorado pelo 24º Batalhão

A Bandeira Nacional foi instituída no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República

Dia da Bandeira

No dia 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira. E para celebrar essa data, o exército de São Luís promoveu uma solenidade especial, na Praça Duque de Caixas, em frente ao 24º Batalhão de Infantaria Leve, no bairro João Paulo. A celebração reuniu alunos das escolas militares de São Luís, visitantes, soldados e autoridades.

Durante a atividade, um ritual de queima da bandeira foi realizado, e logo após ouve o hasteamento. O Coronel Carlos Azevedo, comandante do 24º Batalhão, falou da importância da presença da sociedade no momento da comemoração.
“Nós podemos ver que a população está cada vez mais se juntando conosco, nos prestigiando. Muitos vieram, não só os antigos militares, mas aqueles que tiveram interesses, nó divulgamos bastante, para atrairmos o máximo de gente, e isso é muito importante, pois as pessoas passam a conhecer um pouco da história da nossa Bandeira”.
Azevedo ainda enfatizou a importância da bandeira para a sociedade. “É sempre importante que a bandeira esteja no dia a dia, que ela enseja o sentimento de brasilidade, civismo, que a gente trabalhe a história, não só nas escolas, nos quarteis, mas nas repartições, até mesmo nas casas, muito mais do que nos grandes eventos”.
A Bandeira Nacional foi instituída no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. O lema “Ordem e Progresso” repercute ideais republicanos, como a busca por condições sociais básicas e a evolução do país em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais.
Você sabia?
*A atual Bandeira do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889. O desenho é do pintor Décio Villares e o projeto, de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, todos positivistas. Ela é parecida com a bandeira do Império, que foi desenhada em 1822 pelo pintor Debret.
Tradicionalmente, pensamos que o verde da bandeira representa as matas do Brasil, enquanto o amarelo representa as riquezas minerais, o azul o céu e o branco a paz. Na verdade, a explicação mais aceita é de que o verde é a cor da família real portuguesa, a Casa de Bragança, enquanto o amarelo representaria os Habsburgos, a família da imperatriz Leopoldina, que era austríaca.
*“Ordem e Progresso”, lema escrito na bandeira, tem inspiração na filosofia positivista. No entanto, o lema completo, cunhado pelo criador do Positivismo, Augusto Comte, é “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”.
*Todos os dias a Bandeira Nacional deve ser hasteada no Congresso Nacional, nos Palácios do Planalto e da Alvorada, nas sedes dos ministérios, nos tribunais superiores, no Tribunal de Contas da União, nas sedes de governos estaduais, nas assembleias legislativas, nos Tribunais de Justiça, nas prefeituras e Câmaras de Vereadores, nas repartições públicas próximas da fronteira, nos navios mercantes e nas embaixadas.
*Quando a bandeira estiver sendo hasteada, arreada, ou levada em marcha ou cortejo, nenhum homem (exceto os militares) pode usar chapéu, boné ou qualquer outra coisa sobre a cabeça. Já os militares devem prestar continência.
*A bandeira que fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, é a maior bandeira nacional do mundo: tem 286 metros quadrados. Já o mastro tem 100 metros de altura.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias