A Black Friday será realizada nesta sexta-feira em todo o país. Em São Luís, algumas lojas já se anteciparam para lucrar mais, em meio à crise financeira que o país vive.
O comércio se preparou para oferecer descontos de 20% a 70%, especialmente nos setores de vestuários, calçados e eletrodomésticos. Em São Luís, apesar da crise econômica, as lojas começam a sinalizar suas promoções na semana da Black Friday para atrair a clientela e iniciar um ciclo de vendas aquecido para as festividades de fim de ano.
Em uma loja de vestuário, a meta dos vendedores é liquidação total do estoque, assim espera a gerente de vendas Liliane Alves, para depois, renovar todo o estoque da loja e não ter nenhum prejuízo com fornecedores.
“Queremos liquidar com descontos de até 50% toda a loja, para isso, estamos investindo em mão de obra. Contratamos três funcionários para atrair clientes e não passar o fim de ano no vermelho”, comentou entusiasmada a gerente.
Em um Shopping da capital, o gerente de marketing, Igor Quartin, diz que o mercado está difícil, mas está planejando novas estratégias para superar as vendas em relação ao período anterior junto aos lojistas, como por exemplo, um concurso interno, onde colaboradores receberão como prêmio jantares especiais.
“Estamos indo ao contrário da crise, diminuindo gastos, para somar e multiplicar. Com isso, nossa expectativa é a mais positiva. Queremos motivar nossos lojistas a lançarem descontos agressivos, oferecendo cupons promocionais aos nossos clientes de até 200 reais”, explicou o gerente.
A consumidora e fisioterapeuta Aline Castro, entretanto, diz não se sentir motivada com as compras de Ano Novo e sente um clima diferente em relação ao ano passado.
“As roupas estão caras. Apenas as roupas mais simples estão baratas. Espero que na Black Friday as coisas melhorem”, ressaltou a fisioterapeuta.
Em uma loja de departamento, o gerente Pedro Paulo informa que a estratégia é investir em publicidade, fazendo uma queima de estoque na Black Friday, tornando-se mais atraente para o consumidor.
“Este é um momento para os consumidores aproveitarem. Com descontos médios de 50%, mantemos o preço que pudermos. Contratamos 40 pessoas e mostramos ao consumidor que no período regular já estamos fazendo as nossas promoções no setor de móveis, vestuário e calçado”, disse o gerente.
A promotora de vendas Crislanne Melo que foi a procura de roupas para familiares e seu bebê recém-nascido, conta que não encontrou tantas ofertas, e saiu das lojas de mãos vazias.
“Vou esperar a sexta-feira para fazer as compras. Deve ser a crise, a gente se sente sem expectativas porque todas as lojas estão com poucas ofertas, e os próprios vendedores avisam que as coisas irão melhorar, mas apenas no mês de dezembro”, disse Crislanne Melo.
Procon Alerta
O presidente do Procon-Maranhão, Duarte Júnior, diz que nesta sexta-feira, data que o evento acontece mundialmente, é preciso ter cuidado redobrado.
“Nesse período aumentam as publicidades enganosas, com falsas ofertas e maquiagens de preços. É importante que o consumidor observe se, de fato, o valor apresentado é promocional ou se ele está sendo induzido a pagar pelo dobro da metade do preço”, explicou Duarte Junior.
O órgão aconselha que sejam analisadas pelo menos três lojas antes de realizar a compra. Com a pesquisa é possível identificar aumentos injustificáveis nos produtos, o famoso “metade do dobro”.