Depois do Outubro Rosa, agora é a vez do mundo ficar azul, com o Novembro Azul. O movimento internacional foi criado na Austrália em 2003 para mobilizar e alertar quanto à saúde do homem. Dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Próstata.
No Maranhão, de acordo com registro do Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho, em 2013 ocorreram 23 óbitos decorrentes de Câncer de Próstata. Os dados são consolidados após um ano.
A população masculina deve ficar atenta e realizar o tão temido exame de toque retal para que a doença seja diagnosticada a tempo de fazer o tratamento. Então, a palavra de ordem é prevenir e buscar os hospitais que possuem especialidade em urologia e realizar o exame sem medo.
O consultor imobiliário Dorivan Lopes, 52 anos, conta que a saúde é mais importante que o preconceito. “A prevenção é uma arma muito boa para esse tipo de doença, pois ela é silenciosa e ninguém sabe, só sabe é quem estudou, e quem estudou foram os urologistas. Então aconselho que o exame sempre seja feito.
Dorivan Lopes relata que perdeu o padrinho vítima Câncer de Próstata, e por isso, periodicamente vai ao urologista. “A primeira vez que fiz o exame foi meio constrangedor. Quem é machão realmente não faz, mas tem que fazer o exame porque é uma prevenção. Meu padrinho faleceu em razão do câncer de próstata. Ele disse que não ia fazer o exame, e realmente não fez. Hoje ele poderia estar aqui com a gente”, conta.
O aposentado Manoel Conceição Silva, 63 anos, descobriu o câncer de próstata há cinco meses e logo começou o tratamento. “Eu fiz a cirurgia há 22 dias e estou bem, não sinto nada. A minha filha me trouxe para a consulta e eu descobri a doença. Na hora eu me assustei, mas o médico me incentivou a iniciar o tratamento e cuidar da minha saúde. A partir da minha experiência, aconselho os homens a fazerem o exame, sem preconceito. O importante é preservar a saúde”, ressalta.
Nenhum dos dois senhores entrevistados, apesar de entenderem a importância do exame, e combaterem o preconceito, não quiseram ser fotografados.
Com as diversas campanhas educativas realizadas durante o Novembro Azul, a população masculina tem cada vez mais acesso a informação sobre as doenças que acometem os homens.
Por ano, são realizados no Brasil cerca de 70 mil diagnósticos de câncer de próstata.
O câncer
Foto: Honório Moreira/OIMP/D.A Press.
O urologista Valden Monteles aconselha que homens a partir dos 45 anos realizem o exame
De acordo com o urologista Valden Monteles do Hospital Aldenora Belo – referência em câncer no estado – o câncer de próstata é o que mais aparece em homens e o segundo que mais mata, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Em 2011, 13.129 mil brasileiros morreram em decorrência da doença.
“O câncer de próstata não tem sintomas visíveis. Quando apresenta dor ou alguma dificuldade para urinar, o tumor já está em estágio avançado. Por isso é muito importante fazer o exame.” alerta o especialista.
O urologista Valden Monteles aconselha que o exame deva ser feito a partir dos 45 anos. Homens com casos câncer de próstata na família devem ter uma preocupação maior, pois podem possuir herança genética. Nos homens de pele negra, a doença se apresenta de forma mais agressiva.
O preconceito
Durante muito tempo, ainda se tinha o tabu acerca do exame que é realizado por um toque retal, um dos fatores que causava certo desconforto, principalmente entre os homens com menos informados. Dr. Valden explica que a realização da campanha Novembro Azul aumentou significativamente a procura pelo exame.
“Antes os homens faziam o exame mais por imposição da família. Geralmente eram trazidos pelas esposas ou filhos, e hoje, mesmo em regiões mais remotas, é grande o número de pacientes que procuram nosso consultório por conta própria.”
A campanha
No Brasil, a campanha foi lançada oficialmente no dia primeiro, durante o 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de Janeiro.
Dia 11
Abertura oficial da campanha no Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho
Dias 11 e 12
III Seminário Estadual da Saúde do Homem que será realizado no Convento das Mercês
Dia 13
Palestra sobre a Saúde do Homem no Sindicato dos Motoristas
Dia 17
Abertura da campanha no Hospital Pam Diamante
Dia 19
Palestra sobre Saúde do Homem na CCPJ – Anil e Olho D´Água
Dia 21
Ação Social no Centro de Cultura Negra do Maranhão
Dia 27
Hospital Aldenora Belo irá realizar um mutirão de exames das 08h às 12h. Serão quatro urologistas atendendo gratuitamente. As senhas para os atendimentos devem ser retiradas com antecedência.