FORMAÇÃO

Beneficiários do Programa Mais Renda recebem capacitação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), iniciou na segunda-feira, dia 16, a capacitação técnica para os 400 participantes do Programa ‘Mais Renda’, lançado na última quinta-feira, dia 12, com o objetivo de oportunizar a inclusão socioprodutiva de pequenos empreendedores informais da área alimentícia, de São Luís e […]

Programa Mais Renda oportunizará a inclusão socioprodutiva de pequenos empreendedores informais da área alimentícia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), iniciou na segunda-feira, dia 16, a capacitação técnica para os 400 participantes do Programa ‘Mais Renda’, lançado na última quinta-feira, dia 12, com o objetivo de oportunizar a inclusão socioprodutiva de pequenos empreendedores informais da área alimentícia, de São Luís e Região Metropolitana.

A capacitação é parte do processo de formação do público beneficiário do projeto e terá duração de 40 horas/aula. O curso será dividido em três módulos, contemplando os eixos Técnico, Gerencial e Humano. Os participantes receberão aulas de relações interpessoais, empreendedorismo, comunicação, cidadania, gestão da qualidade e segurança dos alimentos, higiene dos alimentos, higienização ambiental e pessoal, segurança alimentar, plano financeiro, plano de marketing, sensibilização para o associativismo, definição de mercado-alvo, legislação relacionada com alimentos, entre outros assuntos voltados ao setor alimentício.
Segundo o titular da Sedes, Neto Evangelista, o curso proporcionará aos beneficiários do ‘Mais Renda’ a capacitação técnica em suas áreas de atuação e irá prepará-los melhor para a execução de suas atividades. “Após a capacitação, teremos empreendedores tecnicamente mais qualificados, motivados e aptos a atuarem no mercado com conhecimentos importantes ao desenvolvimento de seu pequeno negócio”, afirmou Evangelista.
A vendedora de churrasquinho, Fátima Lopes, vê na capacitação uma oportunidade ímpar para alavancar seu negócio e obter lucros com as estratégias e ensinamentos repassados no curso. “Aqui aprendemos a gerenciar melhor nosso comércio em diversos aspectos, desde a questão financeira até as relações interpessoais com nossos clientes, que são fatores diferenciais muito importantes para nos destacarmos no mercado em que trabalhamos”, disse a comerciante.
Pensamento similar tem a vendedora de lanches, Roselene Trindade, que tem uma pequena venda de café da manhã, no Maiobão. “A capacitação está sendo de extrema importância porque estamos ampliando a nossa capacidade técnica-gerencial e aprendendo a lidar melhor com nosso público consumidor”, pontuou ela.
Inclusão produtiva
O projeto piloto do Programa ‘Mais Renda’ foi planejado pelo governo Flávio Dino para promover a inclusão socioprodutiva de 400 famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da inserção, organização e estruturação de pequenos empreendimentos, visando à ampliação da renda e à melhoria da qualidade de vida de pequenos empreendedores e de suas famílias.
Os beneficiários da ação foram selecionados por meio do Cadastro Único. A todos eles foi aplicado um questionário de identificação de perfil para enquadramento no programa. Em uma etapa seguinte à capacitação, os beneficiários receberão um Kit Negócios, contendo fardamento oficial do programa ‘Mais Renda’, utensílios e equipamentos, como carrinhos adequados à venda de churrasco, cachorro-quente, salgados, ou ainda tendas, fritadeiras ou chapa a gás, a depender da finalidade da venda, medidas que potencializarão as atividades a serem desenvolvidas.
O programa contempla, ainda, o acompanhamento de profissionais das áreas de Nutrição, Administração, Direito e Ciências Contábeis, que atuarão como consultores desses microempreendedores durante um ano e meio, a fim de oferecer condições para que esses empreendimentos se estabilizem financeiramente.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias