NATAL SEM FOME

Atividades do Banco de Alimentos terão início no próximo mês

Na ação solidária serão distribuídas 200 toneladas de feijão e aproximadamente 15 toneladas de peixes às famílias atendidas pelas entidades socioassistenciais da capital

Prefeitura inicia atividades do Banco de Alimentos

O primeiro Banco de Alimentos da capital, equipamento da Prefeitura de São Luís, vai dar início às suas ações com a promoção da campanha Natal sem Fome, no próximo mês. Durante a campanha serão distribuídos alimentos às famílias que vivem em insegurança alimentar, atendidos pelas entidades socioassistenciais da capital. Na ação solidária serão distribuídas 200 toneladas de feijão e aproximadamente 15 toneladas de peixes.

O prefeito Edivaldo destacou a importância da implantação de um dos mais importantes equipamentos da política de segurança alimentar. “Nosso objetivo é combater o desperdício de alimentos e levar comida a quem necessita, com produtos na quantidade e qualidade adequada”, disse o prefeito Edivaldo.
Campanha
Prefeitura inicia atividades do Banco de Alimentos

Os alimentos a serem distribuídos na campanha estão sendo arrecadados pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), em parceria com o grupo Mateus Supermercados. Na manhã da última terça, dia 17, a titular da secretaria esteve com o presidente do grupo, Ilson Mateus, com quem firmou essa parceria em nome do município. Segundo Fátima Ribeiro, o empresário foi sensível à demanda e logo se prontificou a fazer parte da ação solidária. “Estamos muito felizes por termos conseguido tão significativo apoio para levar alimentos a quem necessita

O feijão foi doado pelo governo federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o peixe adquirido em empresa especializada no fornecimento de pescado, respectivamente. Somam-se a esses alimentos, produtos da agricultura familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – hortifrutis, frango e farinha – que vão reforçar as doações para a comunidade. A campanha é apenas uma das várias ações que serão desenvolvidas por meio do Banco de Alimentos.
Banco de Alimentos
Prefeitura inicia atividades do Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos tem entre suas atribuições a arrecadação de alimentos junto aos parceiros e por meio de doações para distribuir às pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional. O reaproveitamento destes produtos também está incluído nas ações do equipamento e consiste no recolhimento de sobras de produtos das feiras livres e Ceasa.

O Banco vai funcionar como um entreposto, onde o que seria desperdiçado recebe tratamento adequado para ser distribuído à população com a qualidade atestada e sem riscos à saúde. “Recebemos do prefeito Edivaldo a determinação de colocar em funcionamento o primeiro Banco de Alimentos da capital e estamos cumprindo”, disse Fátima Ribeiro.
O projeto integra as ações da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar, a quem cabe a gestão da política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), segundo determina o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O equipamento atende municípios com população acima de 100 mil habitantes, em todo o Brasil, seguindo critérios do governo federal. O Banco de Alimentos foi criado pela FAO, com a finalidade de combater o desperdício de alimentos no mundo inteiro. E segundo a FAO, o Brasil pontua como um dos maiores desperdiçadores de alimentos do mundo.
Combate ao desperdício
A criação do Banco de Alimentos se justifica pelos índices de desperdício de alimentos na capital. Segundo dados do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), por dia são desperdiçadas mais de 80 toneladas de alimentos. A pesquisa do Comsea foi realizada em todas as feiras, mercados e supermercados; alguns restaurantes; e na Ceasa, maior centro de distribuição de hortifrutigranjeiros na capital. Ainda segundo o estudo, 10% da população de São Luís vive em insegurança alimentar.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias