O Governo do Estado realiza a 2ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) do território dos Cocais, de 11 a 14 de novembro, no Parque da Cidade, em Caxias. A Agritec integra um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural em todo o estado e tem o objetivo de criar espaços para a troca de experiências e ampliação do conhecimento tecnológico para beneficiar os agricultores familiares do estado.
Participam da organização da feira, a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) e seus órgãos vinculados, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). Também participam, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária da região dos Cocais (Embrapa Cocais), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e setores dos movimentos sociais, entre os quais, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), a Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (Aconeruq) e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Maranhão (Fetaema).
Em Caxias será realizada a segunda Agritec, que, assim como a primeira, garantiu aos produtores a oportunidade de conhecer, por meio de oficinas, workshops e palestras, tecnologias simples e de baixo custo para melhorar sua produção e, assim, gerar renda e desenvolver a agricultura no território.
Para a segunda edição da Agritec dos Cocais a Embrapa Solos, do Rio de Janeiro, levará o Fertmóvel, um laboratório móvel de análise de solos. O Fertmóvel, instalado em uma caminhonete, ajudará na divulgação e dará acesso à análise de solo durante a Feira. As plantas, em geral, tiram os nutrientes de que precisam do solo e a avaliação da disponibilidade de nutrientes em solo é feita, em geral, com base na análise de fertilidade.
Para o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o laboratório móvel dará a oportunidade para agricultores dos Cocais realizarem análise do solo de suas propriedades rurais, o que vai auxiliar o produtor na escolha da melhor cultura para plantar.
“Através de uma parceria entre o governo Flávio Dino, por meio do Sistema de Agricultura, e Embrapa Solos estamos trazendo pela primeira vez ao Maranhão o Fertmóvel que vai fazer a análise e capacitar técnicos para que possam colher e fazer as amostras do solo. O laboratório é muito importante porque com uma boa fertilidade do solo haverá aumento da produção do agricultor e conhecendo nosso solo aplicaremos as devidas correções, então, o Fertmóvel só tem a engrandecer a Agritec, e, acima de tudo, favorecer o nosso agricultor”, disse.
A Feira dos Cocais contará com uma vasta programação voltada para a capacitação do agricultor familiar da região por meio da realização do II Simpósio da Agricultura Familiar Maranhense; cursos e capacitações sobre produtos biofortificados, análise de solos, cultivo de peixes, criação racional de abelhas, Pronaf, e contará, ainda, com a II Exposição de Caprinos e Ovinos.
A Agritec sediará a Conferência Territorial de Ater e oportunizará a venda de produtos orgânicos e de produtos derivados do babaçu, e, ainda, o recolhimento de embalagens de agrotóxicos. A Feira conta com diversos parceiros que levarão atendimento ao cidadão, como a Secretaria da Fazenda (Sefaz) que levará o ‘Ônibus da Cidadania’ para realizar atendimentos.