Com a proximidade de mais um feriado prolongado, o Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) e Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) aproveitam para reforçar as ações que vêm sendo desenvolvidas no intuito de melhorar a qualidade da prestação do Serviço Público de Transporte Aquaviário Intermunicipal de Passageiros, Cargas e Veículos, a exemplo da recente Regulamentação deste modal.
Pensando em dar tranquilidade ao usuário, um dos principais pontos destacados pela Agência, atualmente, é a importância de conscientização do passageiro sobre a compra antecipada da passagem, evitando transtornos nos Terminais de Embarque.
Em mais um feriado, que deve levar um grande número de usuários aos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe, MOB e Emap trabalham de forma conjunta no sentido de alertar o passageiro que, mesmo para as viagens adicionais, já disponibilizadas para atender a grande demanda do período de 29 de outubro a 3 de novembro, a passagem também deve ser comprada antecipadamente.
Nos próximos dias será iniciada uma campanha voltada para os usuários do ferry, de modo a conscientizá-los sobre a compra antecipada de passagens. O objetivo é dar fim às filas de espera para embarque, sobretudo em períodos de feriado quando a procura por este tipo de transporte aumenta consideravelmente.
Os postos de venda das operadoras estão localizados no Posto Bacanga, no Anel Viário.
Regulamentação do Aquaviário
Dentre outros dispositivos, a Regulamentação implica em deveres que devem ser cumpridos pelas empresas proprietárias das embarcações que oferecem o serviço da travessia entre o Terminal da Ponta da Espera e Terminal de Cujupe.
O Regulamento obriga as empresas a garantirem o translado de todos os seus usuários até o destino proposto, com segurança e conforto. De modo que o não cumprimento dessas determinações implica em multas e até na suspensão temporária, parcial ou total das atividades realizadas pelas operadoras. O Transporte Aquaviário é o primeiro modal regulamentado no estado.
Denúncias à Mob podem ser enviadas para o email: ouvidoriamob@mob.ma.gov.br