Foto: Gilson Teixeira / O Imparcial.
Pastor Humberto Machado é o coordenador do projeto Cristolândia
Acontece hoje e amanhã na Igreja Batista Central em São Luís, um seminário sobre dependência química. O projeto é denominado ‘O grito de uma sociedade’ e tem como objetivo alertar as igrejas evangélicas e católicas da capital sobre as formas de ações que podem ser realizadas para resgatar pessoas em situação de dependência química, e dessa forma tentar reverter o quadro em que a sociedade vive.
Participarão das palestras e debates, a psicóloga Camila Rodrigues; a promotora de Justiça Gloria Maria; o coordenador do programa ‘Crack, é possível vencer’, capitão Erick Luís Salgado; o investigador da Polícia Civil no Maranhão, Apolinário Teixeira; e o juiz da 2º Vara de Execuções Penais, Fernando Mendonça.
O pastor e psicanalista Humberto Machado, coordenador da ‘Cristolândia’ um projeto desenvolvido na Cracolândia em São Paulo, será o preletor do seminário abordou o foco de sua participação no evento. “A nossa tarefa aqui é envolver as pessoas e mostrar os caminhos que estamos seguindo: que é a recuperação de usuários de drogas. Oferecendo oportunidades para que elas tenham um apoio para mudar a triste realidade em que vivem”, ressaltou Humberto Machado.
“Eu quero conscientizar a sociedade que se todos tomar consciência de lutar pela causa, com certeza pode mudar muito coisa. Mas para isso acontecer, todos precisam unir forças e deixar o individualismo de lado. Precisamos fazer isso o mais rápido possível, antes que São Luís se torne uma feira livre de drogas”, disse o pastor.
O projeto vem sendo desenvolvido em varios estados brasileiros, há mais de 6 anos, e já recuperou mais de 600 pessoas.
Em São Luís, um trabalho já é desenvolvido por um grupo de voluntários desde fevereiro de 2014, onde são realizadas ações com pessoas de rua, inclusive usuários de drogas. “Ao encontrarmos homens e mulheres vivendo em situação de rua, as levamos para as comunidades terapêuticas de internação, para que possam ser tratadas. E com a intenção de reduzirmos isso, tivemos a ideia de realizar o seminário para mobilizar a sociedade, especificamente as igrejas cristãs para que todos possam acordar para a grande problemática que consome nosso estado”, disse Doris Lima, coordenadora do projeto em São Luís.
Interessados, família e autoridades estão convidados a participar do evento que terá início hoje às 18h e amanhã às 17h30, na Igreja Batista Central, situada na Camboa, em São Luís.