A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Especializado e Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho D’água, está realizando uma série de atividades em alusão ao ‘Dia do Idoso’, comemorado nesta quinta-feira, dia 1º.
A programação teve início na segunda-feira, dia 28, com palestras e seguiu durante toda a semana com oficinas, hidroginástica, gincana e dança de salão.
Segundo a diretora administrativa, Ana Eugênia Furtado, as atividades foram pensadas para os idosos que realizam tratamento no Centro, de forma que eles desfrutassem de momentos de interação aliados a benefícios para a saúde. “A programação foi montada por nossa equipe multidisciplinar para alcançar todas as áreas disponíveis que o Centro disponibiliza, desde as oficinas terapêuticas, às atividades físicas e recreativas, fazendo com que eles tenham acesso a esses recursos de forma comemorativa”, explica a diretora.
Na terça-feira (29), cerca de 40 idosos participaram de uma divertida aula de hidroginástica. “As aulas de hidroginástica facilitam os movimentos deles e revigora a disposição. Tudo é pensado para favorecer a sensação de autonomia e independência dos idosos, para que eles enxerguem o tratamento de maneira prazerosa”, afirma Ana Eugênia.
O paciente Jorge Luís Borges, de 60 anos, frequenta o Centro de Reabilitação há quatro meses e está participando das atividades da Semana do Idoso. “Quanto mais idosa, mais agregadora de sabedoria e conhecimento a pessoa será. Por isso, é fundamental que se respeite e trate bem os dois extremos. Tanto a criança, que é o futuro, e o idoso que construiu o que hoje se encontra”, disse o paciente.
O senhor Jorge Luís está em tratamento por duas hérnias de disco e ressaltou que considera importante ter a disposição da população um Centro de Reabilitação como o do Olho D’água. “Precisamos de mais lugares como esse para exercitar não só a reabilitação, mas principalmente a promoção da saúde, para trabalhar a prevenção. Aqui somos muito bem tratados e eu me sinto bem melhor quando participo das atividades”, afirma.
Lucirene Maria dos Santos Sousa, de 58 anos, participa freqüentemente das aulas de hidroginástica, faz atividades na academia e dança de salão. “Desde quando comecei meu tratamento minha saúde melhorou muito. Essa semana está animada e estou gostando muito da programação. Às vezes estou em casa e já sinto vontade de vir para o Centro ver os colegas e fazer ginástica”, conta a paciente.
Na manhã dessa quarta-feira (30), foi realizada uma gincana na praia do Araçagy, que fica na mediação do Centro. A fisioterapeuta Fabiana Anchieta, explica que a gincana na praia tem por objetivo de inseri-los em um ambiente diferente. “Trabalhamos tanto o físico, quanto o cognitivo. Dividimos em três equipes e fizemos alguns desafios como caça ao tesouro, caminhada, com premiação para primeiro, segundo e terceiro lugar. Tudo isso é importante para mostrar para eles que é possível ultrapassar toda limitação”, afirma a fisioterapeuta.
Nesta quinta-feira, dia 1º, é comemorado o dia do idoso, acontece uma palestra sobre os ‘Direitos do Idoso’ e dança de salão com professores do Centro. Para o encerramento das atividades na sexta-feira, dia 02, será exibido um vídeo sobre ‘A valorização da pessoa idosa’ e a culminância será um café da manhã preparado com alimentos saudáveis para incentivar uma alimentação equilibrada.