As ações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) na Região Metropolitana de São Luís foram intensificadas, neste fim de semana, com a participação da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Entre as atividades, foi realizada a operação “Comandos Integrados”, na área do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), contou com o reforço dos alunos do Curso de Soldados, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), que estão fazendo estágio obrigatório. Eles foram orientados pelos oficias comandantes sobre os procedimentos de abordagem, ressaltando a importância da segurança do policial e o tratamento com os cidadãos abordados.
Durante as ações foram realizadas barreiras em várias avenidas da cidade, seguidas de incursões nos principais bairros da área do 9º BPM – Vila Palmeira, Barreto, Alemanha, Fé em Deus, Monte Castelo, Camboa e Liberdade.
Operação Saturação
Já os policiais militares do Grupo Tático Móvel do 1º BPM realizaram a operação Saturação. Durante uma abordagem em frente ao Hospital da Mulher, no bairro Anjo da Guarda, foi aprendido uma arma de fogo e um papelote de maconha com dois adolescentes. Eles foram apesentados no Plantão da Vila Embratel.
Policiais militares do 1º BPM e do 21º BPM realizaram a operação Varredura com barreiras para a abordagem de pessoas e veículos, com o intuito de apreender armas, munições e drogas e ainda localizar foragidos da Justiça. Motoristas, motociclistas, passageiros em coletivos e vans, além de pessoas em atitudes suspeitas eram revistados.
Estiveram envolvidos equipes dos Comandos de Policiamento de Áreas Metropolitanas I, II e III, além de equipes do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e do Centro Tático Aéreo (CTA).