DIA DAS CRIANÇAS

Pais pretendem gastar menos com presentes para os filhos

Há o desejo de comprar, mas a escolha será por itens mais baratos

Foto: Gilson Teixeira /OIMP/D.A Press.


Gilson Teixeira /OIMP/D.A Press

Estudo indica que 70,7% pretendem comprar presentes para a criançada

O Dia das Crianças se aproxima e, se depender dos pais, a meninada não vai ficar sem presentes, porém, os gastos serão mais modestos. Há o desejo de comprar, mas a escolha será por itens mais baratos. A intenção dos pais reforça as previsões de setor de que as vendas para esta data serão mais baixas que no período anterior. A previsão é de queda de 3,4%, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-São Luís). Por outro lado, o estudo indica que 70,7% pretendem comprar presentes para a criançada. Diante da expectativa do comércio, os pais devem adotar alternativas para agradar os filhos e não comprometer o orçamento. Alternativas não faltam e a criatividade também conta na hora de presentear os pequenos.

É o que pensa a administradora Paloma Alencar, de 33 anos. Ela não pretende presentear os dois filhos, de sete e nove anos de idade. Segundo ela, a ideia é fazer com que as crianças desvinculem as datas comemorativas da obrigação de presentear. “Eles têm bastante presentes, não precisam de mais nada. Eu e meu marido vamos levá-los para viajar, fazer um programa em família”, disse ela. Para Paloma, estas datas têm se tornado meramente comerciais e não focam no sentido primeiro das comemorações. “Desde que eles eram pequenos, conversamos sobre esta questão de presentes. Hoje, preferimos presenteá-los após as datas. Eles são bem conscientes sobre essa questão”, disse a administradora.

Consciência crítica

O porteiro Cléber Costa Pinheiro, de 48 anos, não deixa de lembrar a data para os filhos com a compra de presentes. Para ele, é essencial que as crianças sejam agraciadas com algum mimo. “Eles merecem, porque são bons filhos. Todo ano presenteio, mas sempre tento escolher brinquedos com preços mais acessíveis, porque está tudo muito caro”, ressaltou. Presentear depois da data é a estratégia do gerente de produção, Marconi Ribeiro Cantanhede, de 39 anos. Pai de quatro filhos, ele aposta neste método para fazer com que a criançada não fique “materialista”. Segundo ele, a “data é importante, porém, mais importante é mostrar para nossos filhos uma consciência crítica sobre o consumo e que outras pessoas não têm coisas mais importantes em casa, como a comida”.

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