DETRAN-MA

Novo calendário de exames de habilitação aumenta em 38% número de vagas oferecidas

São Luís e Imperatriz tiveram o número de examinadores dobrado, e Caxias, que era atendida por São Luís, ganha independência, passando a ter duas bancas examinadoras

exames práticos

A partir deste mês, o Detran-MA vai aumentar a oferta de vagas para as provas de habilitação e passa a oferecer mensalmente 14 mil vagas para os exames teóricos e 23 mil para os exames práticos. A mudança começou a valer nesta segunda-feira, dia 05, e representa um aumento de 38% no número de vagas oferecidas atualmente. O calendário de provas também passa a ser divulgado com três meses de antecedência, a fim de diminuir a espera do usuário e agilizar o processo para a habilitação de condutores.

Até então, eram oferecidas pelo Detran-MA, mensalmente, 8 mil vagas para as provas teóricas e 15 mil para as provas práticas, insuficientes para atender à demanda atual por Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) no Maranhão. Para suprir o déficit, principalmente, em municípios do interior do Estado sem bancas examinadoras fixas, o órgão precisava deslocar bancas volantes de São Luís e Imperatriz.
Com as mudanças no calendário de provas do Detran-MA, São Luís e Imperatriz tiveram o número de examinadores dobrado, e Caxias, anteriormente atendida por São Luís, ganha independência, passando a ter duas bancas examinadoras, uma fixa e outra volante. “Antes, o candidato à habilitação em Caxias tinha que esperar uma banca volante, que era deslocada de São Luís para o município a cada 30 dias para aplicar as provas teóricas e práticas. Agora, o município passa a ter uma banca fixa, com exames diários”, anuncia a coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes.
Outra mudança importante com o novo calendário, destacada por Nazaré Nunes, é a definição antecipada da data de realização dos exames nas cidades-sede das Ciretrans e nos municípios maranhenses integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. O calendário, já distribuído pelo Detran-MA aos Centros de Formação de Condutores (CFCs), apresenta toda a programação de provas, de outubro até dezembro. Essa nova sistemática, com aumento da oferta de vagas e divulgação antecipada das datas das provas, vai possibilitar aos CFCs planejar uma programação, a curto e médio prazo, dos cursos teóricos e práticos para obtenção da CNH.
Fábio de Matos, dono de uma autoescola em Paço do Lumiar, diz que se sentiu aliviado ao saber das mudanças. “O aluno, que terminava o curso prático aqui, tinha que enfrentar uma fila de espera que já durava quase três meses. Muitos alunos achavam que o problema era da autoescola, nos acusavam, e deixavam de tirar a carteira com a gente, na esperança de conseguir fazer o processo de forma mais rápida em outro CFC. O anúncio do novo calendário é um alívio grande. Fico feliz em saber e anunciar pros nossos alunos que, agora, quem terminar o curso, no mesmo dia vai conseguir marcar a prova para uma data próxima”, declarou Fábio.
O novo calendário de provas para Habilitação do Detran-MA também atende aos critérios determinados no Termo de Ajustamento de Conduta(TAC), firmado entre o órgão e o Ministério Público Estadual. Assinado no final de agosto deste ano, o TAC impôs novas regras nas relações entre o Detran-MA e serviços credenciados, como os das clínicas e autoescolas.
O diretor-geral do órgão, Antônio Nunes, acredita que as mudanças no calendário de provas vão tornar mais ágeis os processos para tirar a 1ª CNH, adicionar ou mudar a categoria da habilitação. “Ao assumir o Detran-MA, um dos problemas encontrados eram as queixas quanto à lentidão nesses processos. Muitos candidatos reclamavam da demora para marcar as provas, alegando não haver quantidade de vagas suficientes para atender à demanda. Diante disso, o governo Flávio Dino planejou e conseguiu, agora, ampliar a oferta de vagas, o que deve melhorar bastante a dinâmica dos processos, e, principalmente, o atendimento ao público”, garante Antônio Nunes.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias