Levantamento feito pela seguradora Líder, empresa gestora do seguro DPVAT no Maranhão mostra que nos primeiros seis meses do ano, houve uma redução de 16% nas indenizações por mortes no trânsito, se comparado ao mesmo período de 2014. Em todo o pais o percentual de janeiro a junlho chegou aos 11%.
Houve redução também redução também no número de indenizações por invalidez, que chegou a 6%. No Brasil, em contraponto, houve acréscimo no pagamento de indenizações.
Outro levantamento feito pelo Detran-MA, aponta queda de 16% este ano no número de mortes em acidentes com vítimas fatais no trânsito. O dados podem estar relacionados ao número de blitzen realizadas em São Luís, e no interior do estado, qie foram intensificadas.
“A queda de 16% na redução de mortes no trânsito não é suficiente. Em 2016, pretendemos dobrar esse quantitativo, mas os resultados obtidos até aqui demonstram que estamos cumprindo o nosso principal papel, que é salvar vidas”, pontua o Diretor geral do Detran-MA, Antonio Nunes.
De janeiro a outubro deste ano foram realizadas 34 blitzen da lei Seca em São Luís e 66 em municípios do interior. A centésima Operação Lei Seca, realizada em São Luís, resultou na apreensão de 15 CNHs, 04 CRLVs, remoções de 16 veículos e 04 motocicletas, 33 notificações (por veículos não licenciados, condutores não habilitados, película, sem placa, lacre violado, xenon, entre outros), 16 recusas de teste de bafômetro. No total, foram feitas 203 abordagens.