Foto: Diego Chaves/ O Imparcial.
O jovem escritor Mateus Gonçalves Borges lança seu primeiro trabalho literário
Ocorreu na tarde desta terça-feira, na 9° Feira do livro de São Luís, o lançamento do livro “Gemidos da Alma”, do jovem escritor Mateus Gonçalves Borges. Em seu primeiro trabalho literário, o estudante de 17 anos natural do município de Cururupu, teve o seu sonho realizado.
Incentivado por um professor do Centro de Ensino Professor Joana Batista Dias, no bairro do Jacaré naquela cidade, o jovem dedicou suas reflexões aos profundos sentimentos da alma humana. Filho de um pescador e uma dona de casa, o jovem Mateus já participou no ano de 2008 das Olimpíadas da Língua Portuguesa na cidade de Fortaleza, na ocasião foi o vencedor nacional na categoria poesia.
“A minha inspiração é a solidão é o amor não correspondido, tento transmitir nos poemas todas as angustias e anseios que a juventude tem, assim externo tudo isso através da Poesia”, acrescenta.
O aperfeiçoamento de Mateus Borges na escrita, foi destaque pelo programa escolar Pacto Nacional da Educação, realizado pela Unidade Regional de Ensino através da Secretária de Educação do Estado do Maranhão, SEDUC.
“Através deste pacto pelas escolas, foi descoberto um talento, o projeto visava tratar o jovem como sujeito social, através dos escritos dos alunos traçamos um diagnóstico escolar”, pontuou a gestora do C. E. Professor Joana Batista Dias, Josilene Conde.
Professores ajudaram na publicação do livro, o primeiro ano foi de digitação dos poemas na escola, pois o jovem escritor não possuía computador, os anos seguintes foram de revisão ortográfica, edição e produção da arte gráfica do livro. Para publicação impressa uma amiga custeou as tiragens junto a editora Erika, são 500 exemplares à venda.