IRREGULARIDADES

Inmeq alerta sobre verificação de aparelhos medidor de pressão arterial

Das 379 aferições realizadas em aparelhos, 32 foram reprovados (8,4%), o que é considerado um número elevado

 
medidor pressão arterial

Um em cada 10 esfigmomanômetros (aparelhos medidor de pressão arterial) aferidos pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) este ano apresenta irregularidade.

O Inmeq-MA realizou 379 aferições do aparelho. Deste total, 32 foram reprovados (8,4%), o que é considerado um número elevado. Entre as irregularidades mais encontradas estão escapamento de ar (onde o aparelho não segura a pressão) e erros de medição, com diferenças de até 28 mmhg, segundo informações do diretor técnico, Zois Gantzias. “Uma pressão de 12/8 seria indicada 9/5. Isso é muito grave, pois pode comprometer todo um diagnóstico médico”.
De acordo com o Inmeq-MA, a verificação do esfigmomanômetro deve ser feita regularmente, uma vez por ano, a fim de garantir a confiabilidade das medições, e como consequência, resguardar a saúde do cidadão. A verificação anual do aparelho é obrigatória, conforme determina as Portarias Inmetro 153/2005 e 96/2008.
O alerta é feito principalmente aos profissionais da área médica, hospitais, clínicas, academias, faculdades e ao próprio consumidor que, nos dias atuais, costuma ter o aparelho em casa. Vale ressaltar, que os aparelhos de medir pressão, eletrônicos, de uso residencial também devem ser aferidos.
O esfigmomanômetro mede a pressão arterial, sinal vital do ser humano e por isso, assume um importante papel para a elaboração de diagnósticos médicos. Um diagnóstico impreciso pode levar a erros em tratamentos como o da hipertensão, por exemplo.
Qualquer profissional da saúde ou cidadão pode levar seu aparelho à sede do Inmeq-MA verificação ou solicitar a visita de um técnico. É cobrada uma taxa de apenas R$ 12,47. Caso esta seja feita na sede do órgão, o laudo e entregue no mesmo dia.
O paciente também deve exigir do seu médico se a verificação do instrumento está em dia. “Assim terá certeza que o exame está correto”, afirma o diretor técnico do Inmeq-MA, Zois Gantzias.
Em caso de dúvidas, ligue para a Ouvidoria do Inmeq-MA (0800 071 5281). O atendimento no Inmeq-MA é realizado das 8h às 14h.
O Inmeq-MA é o órgão delegado, no Maranhão, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias