As agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) voltaram a funcionar desde ontem, em sua plenitude. A agência localizada no Conjunto Cohab/ Anil já estava funcionando desde o dia primeiro de setembro. Com a greve que durou 43 dias, os agendamentos se acumularam, formando uma demanda reprimida de 16 mil pendências. Apesar deste número, não foram registradas filas anormais nas agências de São Luís, garante o gerente executivo substituto, Juliano Soares. Ele informou que somente em Timon ocorreram filas de pessoas buscando atendimento.
Os técnicos e os funcionários da área administrativa voltaram ao trabalho e desde ontem desenvolvem o atendimento em ritmo acelerado, para reduzir a demanda reprimida. Enquanto isso, os médicos e peritos da Previdência Social permanecem em greve, prejudicando os atendimentos de aposentadorias por idade, pensões e outros. Apenas 30 por cento dos funcionários dos dois setores estão prestando serviço, o que torna-o muito moroso. Juliano Soares garante que um mu¬tirão poderá ser feito na capital visando acelerar as ações, para a realização de 16 mil atendimentos que deixaram de ser feitos em face da greve. Ele informou que os agendamentos se estenderão até o mês de janeiro do próximo ano.
Cayus Martins, chefe da Seção de Atendimento, garantiu que o atendimento está se desenvolvendo em sua plenitude e que, em apenas uma hora, foram realizados atendimentos equivalentes a um dia de trabalho, e que no prazo de três a seis meses tudo estará regularizado. Cayus disse que as agências da Praça Deodoro e da Cohab já estavam atendendo normalmente desde o início do mês passado. Para ele, não aconteceu na capital qualquer anormalidade e apenas em Timon foi que aconteceu grande procura de atendimento, gerando filas, mas logo tudo foi resolvido.
A gerência do INSS está avaliando a possibilidade de realizar um mutirão para agilizar o atendi¬mento na capital, onde a demanda é maior, assim como no interior, visto que ali é mais difícil, já que tem que deslocar funcionários da capital, o que acarreta em despesas com pagamento de diárias, etc. Com relação à greve dos médicos e peritos, que tem continuidade, Cayus Matias disse que o fim dela está dependendo de negociações desenvolvidas pelo Ministério do Planejamento com as lideranças do movimento paredista.
Ele disse que não é preciso ir a uma agência da Previdência para obter alguns serviços e orienta que muitos atendimento podem ser feitos através do telefone 135 e ou pela internet (
www.previdencia.gov.br), como confirmação de agendamento marcado, reagendamento de atendimento não realizado no período da greve, inscrição como contribuinte da Previdência, esclarecimentos de dúvidas sobre valor de contribuição do INSS; atualização de endereço, consultas sobre andamento de processos (pedidos iniciais, recursos e revisões), agendamento para solicitar benefícios (aposentadorias, pensões, auxílios-doença, salário-maternidade, etc.), verificação de data de pagamento de benefícios.
Também podem ser feitas consultas sobre andamento de processos de benefícios, simulação de contagem de tempo de contribuição e de valor de aposentadorias e outros serviços em outros locais como o extrato de pagamento do benefício para obtenção de desconto ou gratuidade em viagem rodoviária (nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores de benefícios); extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNS) para correntistas do Banco do Brasil e de Caixa Econômica Federal (disponível nos terminais de autoatendimento desses bancos). “Todas as procurações que perderam a validade durante o período da greve serão aceitas agora”, garantiu Cayus Matias.