BELO HORIZONTE

Estado participa de fórum sobre agricultura familiar

Entre os temas debatidos, o Plano Nacional de Segurança Hídrica, Programa Água Doce e Políticas de Seca

O Governo do Maranhão está compartilhando experiências na área de agricultura familiar durante o 4º Fórum dos Secretários de Estado Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e de Minas Gerais, que começou ontem e termina nesta sexta-feira, em Belo Horizonte.
As atividades realizadas no fórum, nessa quinta-feira, foram coordenadas pelo secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares. Entre os temas debatidos, o Plano Nacional de Segurança Hídrica, Programa Água Doce e Políticas de Seca. Ele afirmou que o momento é de troca de experiências e consolidação de parcerias para melhorias de políticas públicas voltadas para o Nordeste.
“Estão sendo debatidas questões da água e políticas de recursos hídricos tão importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar. Estamos aqui trazendo e absorvendo as experiências do programa ‘Água Doce’, que está contemplando o Estado do Maranhão com suas ações. É mais um passo para o desenvolvimento da agricultura no nosso estado”, ressaltou Adelmo Soares.
Presentes também ao evento, o secretário adjunto de Comercialização e Organização Produtiva da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Francisco Sales, e o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA), Fortunato Macedo.
Criado em março de 2015, em Fortaleza, com o objetivo de se tornar um espaço permanente de reflexão e articulação política e técnica da agricultura familiar do semiárido brasileiro, o fórum tem como tema “Política de Recursos Hídricos para o Fortalecimento e Expansão da Agricultura Familiar no Nordeste e em Minas Gerais”.
Este ano já foram realizadas três reuniões, em Fortaleza, João Pessoa e São Luís. Os eventos tem apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), por intermédio do Projeto Semear.
A coordenação do fórum é compartilhada e rotativa, sendo formada pelo titular do Estado onde está se realizando a reunião ordinária trimestral. O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, participou do evento.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias