BENEFÍCIO

Encontro discute melhoria da Rede de Atenção à Saúde Bucal no Maranhão

Participam do encontro diretores e coordenadores dos CEOs de 26 municípios, além de três profissionais de cada unidade, cirurgiões-dentistas, e alunos de odontologia

Foto: Divulgação.


Divulgação

Técnica da SES, Érika Bárbara Abreu, ministrando palestra sobre incidência de Câncer de boca

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza o “Encontro Maranhense de Profissionais dos CEOs” (Centro de Especialidades Odontológicas), que iniciou nessa segunda e vai até esta terça-feira, do Convento das Mercês, em São Luís.

Estão sendo discutidos aspectos da Rede de Atenção à Saúde Bucal, com foco na integralidade em benefício do usuário, especificamente dos pacientes com algum tipo de necessidade especial, ou com câncer bucal.
Os CEOs integram o Programa Brasil Sorridente, que faz parte da política nacional de saúde bucal, do Ministério da Saúde. Prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa conta com 1.034 Centros de Especialidades Odontológicas e 1.721 municípios no Brasil ofertam próteses dentárias pelo SUS.
“Nosso objetivo com o encontro é organizar e melhorar o trabalho de assistência em saúde bucal, por meio de uma discussão com os profissionais, focada em atender os pacientes de maior complexidade. Os CEOs estão na média complexidade, nível dois de atendimento. Por isso, acreditamos na importância de aprimorá-lo e organizar o fluxo de atendimento”, considera Allan Patrício, chefe do Departamento de Atenção a Saúde Bucal da SES/MA.
Foto: Divulgação.


Divulgação

Unidades Odontológicas Móveis à caminho do Maranhão para serem distribuídas em 40 municípios

O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). Dentre os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.
Dentre as principais abordagens estão: ‘Atenção ao câncer de boca: fatores associados à sua incidência e mortalidade no Maranhão’; ‘Diagnóstico precoce e considerações terapêuticas do câncer bucal’; ‘A importância da estomatologia no diagnostico precoce do câncer bucal’; ‘Atendimento odontológico, ambulatorial e em centro cirúrgico, ao portador de deficiência’; e ‘Saúde bucal no Maranhão e a definição de fluxo dos usuários’. No segundo dia do encontro, será a apresentação da experiência de CEO dos municípios de São Luis, Caxias, São José de Ribamar, Coroatá, Parnarama, e Balsas.
A coordenadora de Saúde Bucal de Balsas, Larissa Fonseca, trabalha na área desde 2006. Segundo ela, essa é uma área que tem sido mais priorizada e, até agosto deste ano, o CEO de Balsas já havia realizado cerca de mil atendimentos a mais que em todo o ano de 2014.
“Houve uma melhora considerável na produção, pois saúde bucal recebe pouco investimento. Ainda não havia participado de um encontro voltado para o CEO, o que considero muito importante pelo foco escolhido. Estamos a 800 km de São Luís e, era constante ficarmos sem saber para onde encaminhar os pacientes, o que está sendo alinhando nessa reunião. Por isso, considero imprescindível a parceria do governo com os municípios”, opinou a coordenadora de Balsas.
Benefício do Ministério da Saúde
A dificuldade do acesso ao atendimento odontológico pode ser uma condição para que a população não cuide da saúde bucal. Para ampliar a assistência bucal na rede pública de saúde do Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS), 107 municípios de 20 estados receberão, até o final de novembro, 117 Unidades Odontológicas Móveis.
Serão mais de 350 mil pessoas residentes em locais de difícil acesso, populações indígenas e em situação de rua passarão a ter acesso a tratamento dentário.
No Maranhão, 40 municípios receberão carros da Unidade Odontológica Móvel. Cada unidade conta com um consultório odontológico completo que oferece a mesma capacidade de atendimento de um consultório odontológico tradicional, contendo cadeira odontológica, raio-x, autoclave para esterilização do material, além de equipamentos dentários para o uso dos profissionais. Cada uma delas pode realizar cerca de 350 atendimentos por mês.
Municípios maranhenses que receberão Unidade Odontológica Móvel
Alcântara, Amarante do Maranhão, Anajatuba, Arame, Bacurituba, Brejo, Buriti, Cajapió, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Governador Newton Bello, Humberto de Campos, Icatu, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Marajá do Sena, Milagres do Maranhão, Monção, Morros, Palmeirândia, Parnarama, Paulino Neves, Pedro do Rosário, Peri-Mirim, Peritoró, Presidente Sarney, Primeira Cruz, Santa Filomena do Maranhão, Santa Luzia, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Félix de Balsas, São Francisco do Maranhão, São João do Sóter, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Vicente Ferrer, Serrano do Maranhão e Sítio Novo.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias