Consumidores e empresários podem tirar dúvidas e obter orientação sobre a exigência do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em produtos como brinquedos, eletrodomésticos e em instrumentos de medição durante a Expo Indústria 2015. O Inmetro é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão delegado do Inmetro, participa da feira no estande da Secretaria de Estado da indústria e Comércio (Seinc), onde exibe vídeos educativos sobre os produtos fiscalizados e cuidados que o consumidor deve ter no ato da compra.
Tudo que o consumidor compra ou faz no seu dia a dia utiliza o metro, o litro e o quilo. Para garantir e proteger que o consumidor pague pelo que está descrito no rótulo, é que o Inmetro e seus órgãos delegados como o Inmeq-MA saem ás ruas todos os dias para fiscalizar o comércio de produtos e serviços.
“Além dos vídeos educativos sobre os produtos fiscalizados, quem vier ao estande também vai obter maiores esclarecimentos dos metrologistas que estão aqui para dar orientações aos consumidores, e ao empresário, que em algumas vezes acaba caindo em erro por falta de conhecimento das normas do Inmetro”, explicou o presidente do Inmeq-MA, Geraldo Carvalho Júnior.
A Expo Indústria 2015 começou na quarta-feira, dia 28, e termina no sábado. O objetivo é apresentar a diversidade da indústria maranhense e incentivar o desenvolvimento de novos negócios no Maranhão. A feira é promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em parceria com o Governo do Estado e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).