A Coordenação-Geral do Projeto Rondon divulgou, a classificação provisória das Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas para participar da Operação “Bacuri”, que ocorrerá no período de 15 a 31 de janeiro de 2016, no Maranhão.
Após avaliação das propostas de trabalho das IES, foram selecionadas 11 de sete encaminhadas, que serão aplicadas em cinco municípios maranhenses que estão inseridos no Plano de Ações ‘Mais IDH’.
A avaliação ocorreu na sede do Ministério da Defesa, em Brasília, e contou com a participação do superintendente de Promoção de Políticas Públicas de Juventude da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), Laércio Carvalho, que representa o Governo do Estado no processo da Operação Bacuri.
Durante o prazo para envio de propostas de trabalho, encerrado no último dia 21 de setembro, ao todo, 15 IES públicas e privadas se inscreveram, sendo encaminhadas 24 propostas de trabalho. O processo seletivo foi destinado às IES públicas e particulares do Estado do Maranhão.
O projeto Rondon Regional/Especial, ‘Operação Bacuri’ é executada pelo Ministério da Defesa, em parceira com o Governo do Estado, por meio da Seejuv. Integra o plano do governador Flávio Dino para a juventude e reforça o compromisso da gestão estadual em promover a participação dos jovens no desenvolvimento sustentável de comunidades carentes dos 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Seleção de propostas
Algumas propostas de trabalho foram desclassificadas, segundo a coordenação geral do Projeto Rondon, por terem descumprido as exigências e condições previstas no Edital Nº 1/2015 – DEPENS/SEPESD/SG-MD, principalmente por não atingirem o mínimo de 50% do total de pontos possíveis, de acordo com a tabela de pontuação.
De acordo com o Edital, teve início, nesta terça-feira (6), o prazo de 10 dias para a interposição de recursos dos participantes que desejarem recorrer em face do julgamento e da classificação das propostas de trabalho. Após o primeiro prazo, o edital prevê um segundo limite, de cinco dias, para apresentação de defesas pelos demais interessados. O resultado final com instituições selecionadas para a Operação Bacuri será divulgado no dia 23 de outubro de 2015.
Para o superintendente de Promoção de Políticas Públicas de Juventude da Seejuv, Laércio Carvalho, a seleção ocorreu de forma coerente e em conformidade com o Edital da Operação Bacuri. Ele ressalta a participação do Governo do Estado no processo e o caráter pioneiro da operação, que será a primeira do projeto federal a selecionar somente projetos extensionistas de IES com atuação no estado que receberá as ações.
Laércio Carvalho disse que a “Operação Bacuri é a primeira edição do projeto Rondon com o caráter de ser Regional/Especial, reunindo apenas IES do estado onde a operação será aplicada. “Há uma variedade e intensidade dos projetos. É normal que alguns tenham perdido pontos por não estarem adequadas ao Edital, mas, no geral, houve boas propostas que, agora, seguem o curso do cronograma da operação, até a sua aplicação em janeiro do ano que vem”.
Propostas
Foram selecionadas cinco propostas no campo do grupo A, que abrange as áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Cinco propostas são no campo do grupo B, que contempla as áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho e uma proposta na área de Comunicação Social, contemplada no grupo C.
UFMA – Cidade Universitária Dom Delgado (Bacanga)
UFMA – Cidade Universitária Dom Delgado (Bacanga)
Faculdade São Luís – Estácio São Luís
UFMA – Cidade Universitária Dom Delgado (Bacanga)
Pitágoras do Maranhão
Universidade Ceuma – Campus de Imperatriz
UFMA – Cidade Universitária Dom Delgado (Bacanga)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Caxias
Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Federal do Maranhão