URBANIZAÇÃO

Concluída primeira etapa da revitalização da Praça do Pescador

A praça ganhou equipamentos da academia da saúde, pista de cooper e atletismo, quadra poliesportiva e paisagismo

Prefeito Edivaldo entrega primeira etapa da revitalização da Praça do Pescador

A primeira etapa da obra de revitalização da Praça do Pescador, foi entregue na tarde dessa quinta-feira, dia 22 no Portinho, pela Prefeitura de São Luís. A requalificação da praça devolve à cidade, principalmente aos moradores dos bairros do Desterro, Praia Grande e adjacências, a oportunidade da convivência social e de desenvolvimento de atividades esportivas em total segurança. A praça ganhou equipamentos da academia da saúde, pista de cooper e atletismo, quadra poliesportiva e paisagismo. A segunda etapa da obra será entregue no início do próximo ano. 

“Aqui, antes dessa obra, era um espaço de vulnerabilidade social. Estamos devolvendo para a comunidade um espaço de lazer, onde os moradores, principalmente as crianças, vão encontrar condições para praticar de esporte, além de espaço de convívio comunitário”, disse o prefeito Edivaldo.
Um painel foi pintado por crianças e jovens da própria comunidade do Desterro, que, durante a semana, participaram de oficina de arte urbana com o grupo Porcolitos e com o escritório escola de Arquitetura do Ceuma. “Era necessário trabalhar um processo de reaproximação da comunidade com aquele espaço, especialmente dos jovens, realizar atividades de educação patrimonial para reforçar o sentimento de pertencimento do local, além de atividades para uso sustentável do espaço. Eles pintaram o painel com elementos do bairro, elementos do cotidiano deles e, de certo modo, eles vão ter um outro olhar sobre aquele espaço público “, disse o presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade.
Prefeito Edivaldo entrega primeira etapa da revitalização da Praça do Pescador

Durante a cerimônia de entrega da praça, o prefeito Edivaldo aproveitou para agradecer as parcerias que têm possibilitado a realização de obras necessárias para melhoria da infraestrutura da cidade. Ele destacou a parceria com o governo federal, por meio da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e com o governo do Estado na devolução do espaço de lazer a toda São Luís, especialmente ao bairro do Desterro e adjacências. A obra de requalificação da praça, com custo de R$ 150 mil, é fruto de compensação ambiental.

Para a presidente do Iphan, Jurema Machado, a obra de requalificação da praça do Desterro consolida uma estratégia de valorização do Centro Histórico, principalmente por reforçar o espaço de moradia. “Essa é a primeira vez que participo de uma solenidade com uma paisagem e brisa com toda essa beleza”, disse Jurema Machado. Segundo Jurema, a requalificação da Praça do Pescador confirma a possibilidade de preservação do patrimônio que deixa os edifícios e vai para as ruas. Jurema Machado confirmou ainda que em breve São Luís ganhará quatro novas praças requalificadas como parte do PAC Cidades Históricas.
 
 
Segurança
Prefeito Edivaldo entrega primeira etapa da revitalização da Praça do Pescador

O subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho, garantiu que na próxima segunda-feira, dia 26, o posto de policiamento comunitário estará instalado na praça. Fábio Henrique disse que a ação de segurança será norteada pela parceria com a comunidade para que, assim, os resultados sejam otimizados.

A Praça do Pescador será monitorada por câmeras da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). O monitoramento é enviado diretamente ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal, onde as informações são repassadas aos Guardas Municipais que atuam no local, por meio do programa do governo federal, “Crack, é possível vencer!”, lançado em São Luís em junho.
Assistência
A assistência aos antigos frequentadores da Praça do Pescador está sendo feita por meio do Consultório de Rua. O consultório estacionado em frente à praça tem atendido as quintas e sextas-feiras usuários e pessoas em situação de rua. Uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e técnico em enfermagem fica responsável pelo atendimento que se inicia normalmente à uma da tarde. O atendimento se estende até 22h.
À noite, são oferecidas consultas com a presença de um médico. O Consultório na Rua tem permanecido em locais da cidade onde foi detectada concentração de usuários de drogas. Além do Desterro e Centro, o veículo equipado tem atendido também populações localizadas na região da Deodoro e João Paulo. Além da assistência médica, o atendimento tem se estendido para o encaminhamento de retirada de documentos, cartões do SUS, entre outros serviços.
Prefeito Edivaldo entrega primeira etapa da revitalização da Praça do Pescador
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias